Movimento Ecos: O coletivo ambiental


Por Willio Campos

Em 1972, a Conferência de Estocolmo abriu os olhos do mundo para as questões ambientais, dando status coletivo ao que conhecemos como meio ambiente.

Mas você sabe o que é um bem coletivo?

Pois bem, a ideia de coletividade está ligada a um grupo de pessoas que compartilham entre si as mesmas práticas, os mesmos propósitos ou ainda se sujeitam aos mesmos efeitos. Mais especificamente, coletividade significa um grupo de pessoas, determinadas ou não, que estejam ligadas por circunstâncias fáticas ou jurídicas.

Nesse propósito, nossa Constituição de 1988, no art. 225, protege o meio ambiente como direito de todos, inclusive das gerações futuras. Veja que curioso! Pessoas, que ainda sequer nasceram, já têm direito a um meio ambiente equilibrado.

Isso determina dois pontos importantes no nosso comportamento: o primeiro, que as ações humanas do presente tenham preocupação de permitir um futuro melhor, mais equilibrado e mais sustentável, pelo que chamamos de princípio da conservação ou da preservação; o segundo, por sua vez, nos indica que essa preservação não pode se restringir a um espaço único ou determinado, na medida em que a coletividade não é vinculada a um espaço geográfico. Basta refletirmos um pouco sobre a qualidade do ar, que respiramos aqui, mas que veio dos ventos de lá. A preocupação com o meio ambiente deve ser expansiva pelo que chamamos de princípio da universalização.

Pautado nesses dois princípios, o movimento Ecos foi fundado, no sentido de definir ações de sustentabilidade e preservação e levar a outros ares os efeitos de suas ações. Fazer o Ecos ecoar é uma forma divertida de dizer da expansão e do alcance de suas atividades.

Neste ano, como não poderia ser diferente, o Movimento Ecos tem destinado suas atividades nessa ideia de universalização.

No início do ano abrimos concurso de pesquisa e redação, Grafar-Ecos e Redige-Ecos.  Os concursos, que estão na fase de entrega, mobilizaram milhares de estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Minas Gerais e de outros Estados.

Contamos hoje, com entrega de cerca de 125 escolas que já apresentaram os três melhores trabalhos internamente selecionados. Muitas das escolas participantes incluíram os respectivos concursos no currículo de atividades regulares, por serem compatíveis com o projeto pedagógico.

Igualmente, o Movimento Ecos, no sentido de expandir suas atividades educacionais na área ambiental, promoveu o curso de capacitação Agir socioambiental, que contribui diretamente para desenvolvimento e a qualificação de mais de quinhentas agentes educacionais, professores, diretores de escolas espalhadas pelo Estado de Minas Gerais. Inclusive convidamos a você fazer parte desse curso.  (https://ecossocioambiental.org.br/agir-socioambiental/).

O Meio ambiente atravessa todas as áreas de conhecimento humano e por essa razão esteve presente no concurso de beleza Miss Terra 2021, que teve como pauta a exigência de apoios a causas ambientais. Nesse concurso, nossa representante mineira, Julia Castro, Miss Terra Minas Gerais, natural da cidade de Divinópolis, que auferiu a condição de 3ª colocada, como porta-voz do Movimento pelo Brasil anunciou nossas atividades destacando a importância de nossa atuação. (Confira o vídeo pelo link https://www.youtube.com/watch?v=awVPZI5P-4I)

O Movimento não para e nem pode parar!

Agora já é hora de aumentar o nosso coletivo, lembrando que já estão abertas as inscrições para os cursos de graduação em direito, engenharia civil, ciência da computação e, ainda, mestrado e doutorado com ênfase em direito ambiental, e que todas as escolas credenciadas podem concorrer com bolsas de estudo para os cursos.

Vem com a gente!

Venha fazer parte do “Juntos”, que “podemos mais!”

Veja também:

Inscrições abertas para os processos seletivos dos cursos da Dom Helder e da EMGE! Os interessados também podem concorrer a bolsas de estudo do Movimento Ecos. Há ainda vagas para o Mestrado e Doutorado em Direito da Dom Helder.