O encerramento do Movimento Ecos 2022 no Campus III


Para a comunidade acadêmica conhecer um pouco sobre os projetos, periodicamente os integrantes do Movimento publicam matérias sobre as atividades desenvolvidas por eles e oportunidades oferecidas pela Dom Helder. Confira o texto sobre o encontro dos vencedores dos editais de 2022, no Campus III da Instituição.

O ENCERRAMENTO DO MOVIMENTO ECOS 2022 NO CAMPUS III

O Movimento Ecos – em parceria com instituições que primam por uma educação ambiental inclusiva, ética e participativa – voltou as suas atividades presenciais em 2022 com garra total para fazer a diferença. Nesta edição, aproximadamente 250 escolas públicas e privadas foram mobilizadas na realização de suas atividades. O apoio dos diretores, professores, supervisores e toda a comunidade escolar foram fundamentais, e a colaboração da Secretaria de Educação de Minas Gerais foi de inestimável valor. O sucesso do projeto só foi possível pela adesão, participação e confiança de todos os centros de ensino que acreditam em educar ambientalmente.

O encerramento das ações deste certame aconteceu no dia 26 de novembro, no auditório da Dom Helder, onde conhecemos os vencedores dos editais autônomos “III concurso de Redação Redige-Ecos”, “III Certificação da Pegada Ambiental e do Projeto Socioambiental”, bem como do “Festival de Dança de Rua”. Além dos prêmios entregues neste dia, previa também uma visita ao Campus III da Dom Helder, em Casa Branca – Brumadinho, que conta com infraestrutura para lazer, descanso e belas obras de artes espalhadas por suas áreas verdes, sendo algumas assinada pelo artista plástico Jorge dos Anjos.

O encontro aconteceu no dia 15 de dezembro, com a participação de diretores, professores e alunos das instituições E.E. General Carneiro, E.E. Guimarães Rosa, E. E. Getúlio Vargas, E.E. Professora Maria Elizabeth Viana e Escola Maria de Lourdes Oliveira. Contamos ainda com a presença da E E. Três Poderes, que abriu o festival de dança. A recepção das escolas foi feita pelos coordenadores do Ecos Francisco Haas e Luíz Chaves e pelos professores Elmo Júlio de Miranda, Ciangeli Clark e Larissa Martins. Tivemos também a valiosa ajuda do senhor Antônio e da senhora Cleonice, sempre disponíveis e atenciosos.

Foi um dia memorável, permitindo que todos aproveitassem a piscina, sauna, caminhadas, jogar bola, peteca e ainda admirar as belas obras de arte que compõem o acervo. A integração com a natureza permitiu a reflexão, o descanso, o diálogo com muita descontração e troca de experiências. Recebemos ainda com um delicioso churrasco de almoço, organizado pela equipe do Projeto Ecos. Os momentos foram inspiradores, deixando todos com a certeza de mais um ano de dever cumprido.

Assim, o Movimento Ecos se despede de 2022, desejando a todos: Boas Festas, um Natal repleto de saúde e um Ano Novo com muita paz e sucesso. Tenham a certeza que voltaremos em 2023 com novidades e com o firme propósito de que “JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!”

Texto por Ciangeli Clarck e Elmo Júlio Miranda e Souza