A Escola Estadual Maria Carolina Campos participa do Movimento Ecos, desde 2018. A Pegada Ambiental tem o apoio integral da professor Isabel Cristina Alves Estevão, que exerce o cargo de direção da Escola, cujas ações são coordenadas pelo professor orientador Karlyle Miyamoto Pedrosa. Como a Escola já obteve dois certificados “Bronze”, o objetivo é conquistar o certificado de “Diamante” e se tornar uma “Escola Sustentável” de fato.
Um de seus mais eficientes projetos é o da Latinha, que é divulgado no início do ano e tem por objetivo alcançar a sustentabilidade, dando um destino adequado aos resíduos sólidos como latinhas de alumínio, garrafa Pet e óleo de cozinha descartado. Os estudantes juntam esses materiais ao longo do 1º semestre e a culminância ocorre em um sábado letivo (17 de julho deste ano), quando as turmas contabilizam a quantidade de materiais armazenados. Nesse dia, alguns familiares dos estudantes também participaram. Vence a turma que acumula mais pontos. O dinheiro obtido com a venda desses materiais é revertido para a realização do Campeonato Esportivo, uma tradição da Escola. A compra dos troféus, medalhas, contratação da arbitragem e outras despesas estão garantidas com esse recurso.
Além disso, outra iniciativa que tem sido eficiente é a horta orgânica. Criada por estudantes e funcionários da Escola. Os produtos cultivados na horta como salsinha, cebolinha, alface e couve enriquecem a merenda escolar, tornando-a mais apetitosa e contribuindo para a reciclagem da matéria orgânica (restos alimentares) que são depositados na “Composta do Preguiçoso”, um aprendizado do Movimento Ecos.
Carol Sustentável – Projeto criado com a adesão da Escola ao Movimento Ecos, em 2018. Foi criada a equipe “Carolecos” (Carol + Ecos) que monitora e realiza as ações previstas na Pegada Ambiental, foco de atenção principal da equipe. Este projeto acabou abarcando os demais projetos já existentes.
O desafio neste caso seria com relação à contaminação de gatos que estão presentes na área da Escola. Criação de hortas suspensas com material reciclável, porém seria necessário arrecadar esses materiais.
A alternativa plausível para superação é a implementação da horta suspensa, com o apoio da faculdade e dos alunos para recolher materiais e instrução para construir a horta.
Dom Helder
Prof. Dr. Elias José de Alcântara e Daniel Nunes