A França quer tudo "verde e renovável no alto". O país aprovou uma lei que obriga todos os novos edifícios comerciais a instalarem telhados ecológicos ou painéis solares.
A medida é parte da estratégia energética de reduzir a dependência das usinas nucleares que, atualmente, suprem cerca de 75% da demanda de energia do país, segundo dados da .
Aprovada na última semana pelo parlamento francês, a nova lei traz vários benefícios. As vantagens de painéis solares são simples: quando há sol, eles geram eletricidade, que pode ser usada tanto localmente, pelo próprio prédio, ou injetada de volta na rede elétrica.
Já os telhados verdes, além de embelezarem a vista dos prédios vizinhos, formam um isolamento de ruído e de calor, reduzindo as necessidades de refrigeração durante o verão e de aquecimento no inverno.
A cobertura vegetal também atua contra a poluição e retém água da chuva, ajudando, assim, a reduzir problemas de escoamento urbano durante chuvas fortes.
Segundo o , ativistas ambientais franceses inicialmente propuseram que todos os novos edifícios fossem completamente cobertos por vegetação, incluindos os prédios residenciais. Mas os parlamentares julgaram que a medida poderia ser onerosa demais para o consumidor residencial.
E para que a lei não se tornasse radical demais para as empresas, eles criaram a alternativa de uso de paineis solares também, dando às empresas a possibilidade de escolha.