Nova tempestade atinge Nova York, que ainda se recupera


Uma nova tempestade começou a atingir a região de Nova York e Nova Jersey nesta quarta-feira, obrigando as autoridades a aconselhar as pessoas a se retirarem de regiões litorâneas e o cancelamento centenas de voos, nove dias depois da supertempestade Sandy.

 

Segundo o serviço meteorológico americano, a tempestade, que começou a se manifestar com uma leve nevasca em Nova York, é acompanhada de ventos de até 96 km/h, inundações moderadas na costa e fortes chuvas nessas áreas próximas ao mar.

 

Em Nova York, o prefeito Michael Bloomberg não ordenou uma evacuação obrigatória, mas aconselhou aqueles que vivem em áreas litorâneas afetadas por Sandy a se abrigarem em casas de amigos e familiares ou em algum centro comunitário.

 

"Não foi ordenada uma evacuação geral, mas se você sofreu com uma inundação significativa durante a supertempestade Sandy deve considerar a busca de abrigo com parentes ou amigos que não vivem em áreas baixas, ou ir para um abrigo da prefeitura", disseram as autoridades nesta quarta-feira.

 

As áreas em questão são Rockaways (Queens, nordeste) e Staten Island (sul), ambas já incluídas na ordem de evacuação obrigatória emitida pela cidade no domingo, 28 de outubro, um dia antes da chegada de Sandy.

 

O nível da água pode subir de 60 centímetros a um metro, causando inundações "moderadas" nessas áreas durante a maré alta, segundo Bloomberg.

 

A prefeitura decidiu fechar os parques e praias e ordenou a paralisação dos canteiros de obras. É aconselhável não conduzir veículos após as 17h00 locais.

 

Esta nova tempestade chega no momento em que 91.000 casas ainda estão sem energia elétrica pela passagem de Sandy, que causou mais de 100 mortes e deixou milhões de desabrigados no leste dos Estados Unidos.

 

Em Nova Jersey, estado vizinho ainda mais afetado pela supertempestade e onde milhares de habitantes estão sem eletricidade, as autoridades de algumas cidades, como Brick, Middletown e Long Beach Island ordenaram a evacuação obrigatória nos bairros costeiros.

 

Apesar desta tempestade ser muito menor do que Sandy, as companhias aéreas americanas cancelaram centenas de voos na região de Nova York, Nova Jersey e Filadélfia (Pensilvênia, leste).

 

Depois da United, que havia anunciado na terça-feira a suspensão de seus voos a partir do meio-dia desta quarta-feira, a American Airlines adotou uma medida similar na parte da manhã.

 

"Por causa da previsão do tempo, a American Ailines e a American Eagle suspenderam as suas operações no dia 7 de novembro na Filadélfia a partir do meio-dia, e em todos os aeroportos de Nova York a partir das 15h00 locais", disse a empresa em um comunicado.

 

Sandy causou o cancelamento de milhares de voos em todo o leste dos Estados Unidos.

Fonte: AFP