‘Colmeias urbanas’ são cada vez mais comuns em telhados verdes


Em meio as notícias de redução da população das abelhas no mundo, uma alternativa para reverter esse quadro está sendo utilizada nos telhados verdes de Nova York, a exemplo do edifício One Bryant Park, situado em Manhattan, que além das plantas no terraço possui uma criação de abelhas que produzem mel para os inquilinos do local.

Quem teve a ideia de criar uma colmeia no edifício foi Richard Kohlbrecher, vice-presidente de operações da companhia Durst, que possui um escritório no local. Ele observou abelhas na cobertura de um edifício e então se interessou pelo assunto.

"Eu nunca tinha visto isso antes e a descoberta me fez pensar: se há muitas abelhas na região central, talvez faça sentido colocar algumas colmeias", lembrou Richard ao The New York Times.

Atualmente ele cuida de uma colmeia de cerca de 100 mil abelhas europeias, que além de fornecer mel ajuda no processo de polinização natural, que mantém assim a área de cerca de 6 mil metros quadrados de plantas.

Outras características ´verdes´ do edifício são um sistema de filtro de ar especial que elimina 95% das partículas em suspensão, uma sala de jardim urbano no lobby e o telhado verde, que utiliza resíduos da cafetaria do edifício como adubo.

Colmeias urbanas

A apicultura tem uma longa tradição em Nova York, e a tendência acelerou-se nos últimos três anos, desde que a administração do prefeito Giuliani acabou com a proibição das colmeias na cidade. Dessa forma elas se tornam cada vez mais comuns na metrópole.

Em Londres, capital da Inglaterra, o número de colmeias urbanas também explodiu nos últimos anos, a ponto de haver preocupação quanto a falta de jardins para alimentar todas as abelhas.

Em Nova York, onde as abelhas ainda não correm o risco de enfrentar escassez de alimentos, qualquer pessoa pode manter uma colmeia, desde que com registro no Departamento Municipal de Saúde.

Embora os esforços de polinização das abelhas possam ajudar a manter a saúde dos telhados verdes, elas não são comumente utilizadas para este fim, principalmente por causa do medo de picadas. No entanto, as abelhas são inerentemente criaturas dóceis e, na verdade, morrem após picadas.

Fonte: Eco Desenvolvimento