Altas temperaturas explicariam degelo de Quelccaya


A calota de gelo de Quelccaya é a maior área glaciar dos trópicos, cobrindo aproximadamente 44 km² nos Andes peruanos. Desde 1978, Quelccaya perdeu 20% de seu tamanho, fenômeno que costuma ser citado por pesquisadores como um sinal das mudanças climáticas.

Porém, existe a dúvida se o derretimento do glaciar é consequência do aquecimento global ou de alguma outra alteração climática, como a diminuição da precipitação de neve.

Agora, um estudo conduzido pela universidade alemã de Dartmouth afirma que são mesmo as altas temperaturas que estão acabando com Quelccaya.

“Esse é um resultado importante, já que o debate sobre o degelo ainda avalia diversas causas para a diminuição dos glaciares – como temperaturas, precipitação, umidade e radiação solar. Nosso estudo concorda com avaliações anteriores, que sugerem que os glaciares tropicais estão desaparecendo por causa do aquecimento do clima”, afirmou a geomorfologista Meredith Kelly, líder do estudo.

Para chegar a essa conclusão, Kelly e sua equipe combinaram mapeamento local, cálculos de exposição de rochas à superfície e núcleos de gelo coletados por Lonnie Thompson, paleoclimatologista da Universidade de Ohio.

Thompson começou a estudar Quelccaya ainda nos anos 1960, e possui núcleos que revelam informações milenares sobre o glaciar.

Com todos esses dados, os pesquisadores conseguiram traçar “retratos climáticos” dos momentos de avanço e recuo de Quelccaya, que teve seu nível máximo há 520 anos e que hoje se encontra em seu mínimo registrado.

“A comparação dos dados históricos de exposição com os núcleos de gelo sugere que a temperatura é o principal fator para a expansão e retração do glaciar”, declarou Justin Stroup, coautor do estudo.

Fonte: Instituto Carbono Brasil