Colégio Tiradentes coloca as mãos à obra


Os integrantes do Colégio Tiradentes da PMMG-Contagem estão preocupados com a preservação e conservação ambiental da região industrial da cidade e seu entorno.

 

A equipe da escola sob a coordenação de seus alunos, Lorena e Nikolas do 3º ano do ensino médio, iniciaram propostas e ideias que norteiam as empresas dos setores de mecânica de máquinas pesadas, equipamentos e de veículos, que acumulam sucatas de peças, combustíveis e restos de soluções químicas nos fundos dessas empresas sem qualquer tipo de proteção, acabando por contaminar o solo e possivelmente os lençóis freáticos.

 

A ideia surgiu quando a equipe conheceu a empresa Itaipu Máquinas e Veículos, próxima ao Shopping Itaú Power, no bairro Eldorado, uma empresa que recolhe, direciona e procura reciclar todas as sobras advindas do processamento e execução de seus trabalhos relacionados a motores, máquina e veículos. Essa relação está intimamente ligada à Coordenadora Técnica em segurança do projeto, Nayara, responsável pela supervisão da segurança do trabalho e Meio Ambiente.

 

O modelo em que a empresa trabalha chamou a atenção dos jovens em um campo realizado recentemente à empresa, as relações foram ampliadas de maneira que a técnica convidou os alunos a conhecer melhor a estrutura elaborada em que traduz na qualidade ambiental da empresa.

 

Mãos à obra, a equipe pretende adquirir conhecimento, aprendizado e dinamismo, constituindo em estágios, bases sobre a reciclagem de materiais dessa natureza, bem como a preservação e conservação desses espaços, ambientalmente corretos, formular práticas e técnicas e constituir um projeto piloto que possa ser apresentado e aplicado em empresas menores do entorno da instituição de ensino e ou nos demais bairros, como o bairro industrial que possui inúmeras empresas do ramo e que apresenta várias deficiências de impactos dessa natureza. Alunos e moradores desses bairros reclamam do impacto na paisagem provocado pelo óleo, que escorre a céu aberto, vindo das oficinas e empresas, além do odor de combustível constante.

 

O ofício da escola já foi encaminhado à empresa Itaipu para a concessão do estágio de aprendizagem aos alunos, que estão recebendo a orientação de profissionais dessa competência, para que o projeto possa caminhar com êxito e sucesso.

 

O professor Elmo Júlio esteve em reunião com os jovens e se prontificou a apresentar ideias e ajudar em focar os objetivos dos alunos, pois caso o ideal não se perca e se concretize os jovens poderão pensar em ampliar o projeto. 

 

Clique na imagem acima e confira o álbum de fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS