Olegário Maciel busca melhoria socioambiental


A Escola Estadual Olegário Maciel, localizada no centro da capital mineira, que mantém suas atividades em um dos prédios mais antigos de Belo Horizonte, recebeu a equipe do Movimento ECOS com muito entusiasmo. A visita foi efetivada pelo professor Elmo Júlio, e os estudantes Thalita Rocha (monitora), Lilian Mara de Souza e Jordan Afonso Gonçalves, todos do curso de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara, sendo o último, ex-aluno da Olegário Maciel, que, através das obras sociais do ECOS, adquiriu bolsa parcial na instituição.

A Equipe foi vibrante, reunindo mais de 40 alunos que pretendem desenvolver as atividades propostas pelo Movimento englobando questões da sustentabilidade, aos valores dos quais à causa Ambiental necessita urgentemente. O professor Elmo reorientou os alunos sobre como iniciativas como a do ECOS são capazes de auxiliar a formação de jovens estudantes, pela suas práticas e contextos que abrem as portas para vários tipos de relacionamentos que amadurecem os jovens positivamente.

“Não é somente estudar disciplinas curriculares na escola, a educação tem um outro papel importantíssimo: formar atores sociais, capazes de encenar o real, o necessário e constituir ações para integrar-se”, disse Elmo Júlio.

O estudante Jordan discursou sobre suas realidades e experiências, quando conheceu o ECOS em 2015, dizendo-se feliz e satisfeito pela sua atual posição de estudante na Dom Helder. A monitora Thalita e a estudante Lilian passaram a organizar os alunos para formar a equipe e esclarecerem as dúvidas sobre o planejamento e desenvolvimento do Projeto Socioambiental na escola.

A escola pretende desenvolver algo que possa contribuir com a melhoria socioambiental de seu espaço de convivência, multiplicando as ideias de valores e equidade social, para com toda a instituição e seu entorno, contribuindo para um planeta melhor de se viver.

Publicado em: ECOS