Clima: 700 cientistas franceses lançam um apelo


Foto: Leonardo Milano/ICMBio

Pesquisadores e professores publicam, no sábado (08 de setembro), um fórum no jornal Libération para pedir aos líderes políticos para que passem à ação na questão do meio ambiente.

A reportagem é publicada por Le Monde, 08-09-2018. A tradução é de André Langer.

Setecentos cientistas franceses lançam um apelo aos líderes políticos para que “passem do encantamento à ação para, finalmente, se moverem em direção a uma sociedade descarbonizada”. “Somente mudanças imediatas e compromissos de curto prazo, no âmbito de objetivos claros e ambiciosos até 2030, podem nos permitir enfrentar o desafio climático”, proclamam em “manchete” do Libération, datada de sábado, 8 de setembro.

Enquanto marchas pelo clima são organizadas, no sábado, em várias cidades da Françae do mundo, os signatários deploram que “já estamos totalmente imersos no ‘futuro climático’. (…) Aumento do nível do mardesoxigenação e acidificação dos oceanos, etc.: manifestações concretas das mudanças climáticas continuam a se acumular”.

Sair do encantamento

“Os discursos são insuficientes, como mostram os recentes números de emissões de gases de efeito estufa. (…) É tão crucial quanto urgente sair do campo do encantamento e traduzir concretamente esses discursos em escolhas políticas fortes e claras a serviço de uma transformação social profunda”, prosseguem esses 700 pesquisadores e professores de ecologia, física ou ainda de economia.

“Essa transformação (…) não é uma utopia. Ela depende muito de soluções já disponíveis: redução do consumo de energia, uso de energias descarbonizadas, melhor isolamento dos edifícios, mobilidade redesenhada evitando motores a combustão, etc. – propõem. A preocupação com as mudanças climáticas deve tornar-se um objetivo político de primeira ordem”.

A saída inesperada de Nicolas Hulot do Ministério da Transição Ecológica e Solidária, combinada com os eventos climáticos extremos deste verão em todo o mundo, levou muitos cidadãos a se comprometerem com o meio ambiente, primeiro nas redes sociais, antes dos encontros planejados para este sábado (08 de setembro) nas ruas, onde devem se unir a ONGs, sindicatos e partidos políticos.

IHU