Confraternização encerra com chave de ouro o Projeto Socioambiental 2018


Depois de muito trabalho, veio a recompensa. Nesta sexta-feira (30) aconteceu a confraternização 2018 do Movimento EcoDom com os ganhadores do Projeto Socioambiental 2018. Os vencedores dos concursos Dança de Rua e do Garoto e Garota ECOS também participaram do encontro, realizado no campus III, em Casa Branca.

O pró-reitor de extensão da Dom Helder e coordenador do EcoDom, Francisco Haas, comemorou a missão cumprida e ainda agradeceu a participação de todos. “A festa foi maravilhosa, tudo correu bem, os alunos ficaram muito felizes pelo espaço, pelo lazer e pelo churrasco. Nós agradecemos o apoio da Escola de Direito Dom Helder Câmara, a Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), a cooperação técnica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e todos os professores, bolsistas, estagiários e professores coordenadores da Dom Helder e das escolas parceiras que abraçaram o projeto.”

“Foi o coroamento de um ano maravilhoso. Acho que foi uma vitória de todas as escolas, do Movimento EcoDom, daqueles que apoiam o movimento como a Dom Helder Câmara e a EMGE. Hoje é um dia festivo e nada melhor que um sol maravilhoso desta sexta, a meninada feliz da vida e um belo churrasco que todos comeram. Então acho que coroamos muito bem o ano com esse fechamento do Projeto EcoDom 2018”, disse o professor coordenador do Movimento, Luiz Chaves, que comandou a churrascada.

Diversão

Muita alegria, dança, truco, entrosamento e, claro, um momento de descanso fizeram parte da programação.

“Achei bem legal a confraternização. Hoje foi um dia de lazer, um dia muito bom para gente ter uma comunhão com a gente e com a Dom Helder principalmente e com os professores e alunos de outras escolas. A gente vê o nosso projeto e vê os outros projetos como aprendizado para melhorarmos no ano que vem. Para mim o Projeto EcoDom foi uma das melhores coisas que aconteceu na nossa escola porquê a gente nunca teve um projeto muito bom, um projeto desse tamanho, e quando chegou a oportunidade de um projeto desse a gente agarrou com toda força e fomos para a luta”, disse Gabriel Henrique, aluno da E. E. Guimarães Rosa, ganhador do segundo lugar do Projeto Socioambiental 2018.

O dia também foi marcado por troca de experiências entre os alunos e professores presentes. Futebol, vôlei e truco uniram e geraram entrosamento entre eles.

Os ganhadores também receberam o tão esperado prêmio: um smartphone modelo J5 prime da marca Samsung. A ansiedade tomava conta dos alunos. “Nós batemos o recorde do projeto, conseguimos o primeiro lugar que foi muito merecido porque batalhamos muito. Nós conseguimos fazer coisas inimagináveis como trocar torneiras e luzes que hoje economizam nos gastos da escola. A ansiedade pelo prêmio é porque ficamos satisfeitos com o nosso trabalho e ter uma gratificação por isso. Nós temos que fazer as coisas sem esperar nada em troca, mas dessa vez não. A ansiedade foi por receber nossa gratificação que é muito bacana porquê nem todas as escolas fazem para valer o projeto”, comemora a aluna Bárbara Aienide da escola vencedora do Projeto Socioambiental 2018, E. E. Professor Moraes.

Vale lembrar que receberam os smartphones o ganhador do projeto, escola E. E. Professor Moraes e do Dança de Rua, escola E. E. Professor Guilherme Azevedo Lages.

“Eu adorei o projeto. Entrar nele foi uma grande honra, eu o abracei e o amei desde a primeira vez que eu tive contato com ele. Eu adorei a Dom Helder, para mim já virou uma família e pretendo continuar no projeto. Nossa escola se dedicou bastante ao projeto e nós conseguimos a premiação do Dança de Rua. A escola inteira ficou muito feliz com essa premiação e nós só temos a agradecer a todos os envolvidos”, relata a professora Márcia Rodrigues da E. E. Professor Guilherme Azevedo Lage, ganhadora do concurso Dança de Rua.

Muitos alunos esperam participar do projeto no ano que vem e agradecem a oportunidade de terem participado este ano. “Participar do projeto foi muito bacana porque nos fez amadurecer e enxergar o mundo com outros olhos. Não só dos olhos ‘infantis’, como modo de dizer que o mundo não tem data de validade, mas de que ele tem sim e ele é um ser vivo como qualquer outro e nós precisamos cuidar dele”, comenta Bárbara Aienide sobre o processo de conscientização que o projeto provoca nos alunos.

O Projeto EcoDom 2018 com certeza deixará saudade e um belo aprendizado de que devemos conservar o meio ambiente e fazer de tudo para melhorar o nosso planeta. Como costumamos a dizer: Juntos Podemos!

ECOS – Bárbara Teixeira