Em 2050, quase 10 bilhões de pessoas viverão no planeta. Podemos produzir alimentos suficientes de forma sustentável?


Foto: EPA/CAROLA SOLE

Transformando nosso sistema alimentar para garantir um futuro sustentável.

A reportagem foi publicada por French Agricultural Research Centre for International Development (CIRAD) e reproduzida por EcoDebate, 07-12-2018. A tradução e a edição são de Henrique Cortez.

Em 2050, o mundo terá quase 10 bilhões de pessoas. Será impossível alimentar todos sem exacerbar a pobreza, acelerar o desmatamento e aumentar as emissões de GEE, a menos que comecemos a fazer mudanças substanciais em nosso sistema alimentar agora. Esta questão é abordada em um novo relatório, Creating a Sustainable Food Future, publicado em 5 de dezembro na série Relatório de Recursos Mundiais.

O relatório foi produzido pelo WRI, em parceria com o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o CIRAD e o INRA.

Resultados alarmantes, mas propostas concretas

No relatório, o WRI sugere maneiras de alimentar quase 10 bilhões de pessoas até 2050. A demanda por alimento deve aumentar em mais de 50%, com a demanda por alimentos de origem animal (carne, laticínios e ovos) provavelmente crescendo em quase 70%. Centenas de milhões de pessoas já passam fome, a agricultura utiliza cerca de metade das áreas verdes do mundo e gera um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE).

Sem surpresa, o relatório diz que não há bala de prata. No entanto, oferece um menu de 22 opções que sugere que é possível alimentar todos de forma sustentável.

“Isso se assemelha ao cenário” Saudável “estabelecido pela previsão do CIRAD-INRA Agrimonde-Terra de muitas maneiras importantes. No entanto, os dois diferem em termos de seus objetivos iniciais. WRI se propôs a aumentar a produção de alimentosenquanto reduz as emissões de GEE e para a Agrimonde-Terra, por outro lado, a tarefa era explorar vários cenários futuros de uso da terra ”, diz Patrice Dumas, do CIRAD, um especialista francês que contribuiu tanto para o relatório WRI quanto para o exercício Agrimonde-Terra.

WRI estima que alimentar o mundo de maneira sustentável enquanto reduz o uso da terra agrícola e as emissões de gases de efeito estufa até 2050 significará o mundo inteiro:

(1) reduzindo a demanda reduzindo a perda e o desperdício de alimentos, ingerindo menos carne bovina e ovina, usando culturas para alimentos e rações ao invés de biocombustíveis e reduzir o crescimento da população, alcançando níveis de fertilidade de substituição;

(2) aumentar a produtividade agrícola e pecuária para níveis mais altos que os históricos, mas na mesma área de terra;

(3) parar o desmatamento, restaurar as turfeiras e terras degradadas e vincular os ganhos de rendimento à proteção das paisagens naturais;

(4) melhorar a aquicultura e gerir a pesca selvagem de forma mais eficaz;

(5) usando tecnologias inovadoras e métodos agrícolas que diminuem as emissões de GEE agrícolas.

Limitar o aquecimento global significará atuar no setor de alimentos

Os alimentos estão por trás da maioria das questões ambientais e de desenvolvimentodesmatamentodesnutriçãoperda de biodiversidadeescassez de águamudanças climáticaspoluição da água e muito mais. Ao melhorar a forma como os alimentos do mundo são produzidos e consumidos, podemos tratar a causa e não apenas os sintomas.

Como as coisas estão, a agricultura, incluindo as mudanças resultantes no uso da terra, é responsável por cerca de 25% das emissões globais (12 Gt de CO2 por ano). O número pode chegar a 15 Gt de CO2 até 2050, ou seja, mais de 70% do “orçamento de carbono” global estabelecido no Acordo de Paris para limitar o aquecimento global a menos de 2 ° C. Isso deixaria apenas 30% para outros setores que geram emissões de GEE, como o transporte. O relatório explica como o mundo poderia reduzir as emissões de GEE agrícolas em dois terços (para 4 Gt CO2) até 2050.

IHU