Borboletas em ameaça de extinção!


As borboletas estão sendo ameaçadas de extinção na Holanda. (Pixabay)

Por Lev Chaim*

“Tem um assunto horrível e deprimente: a pauta do Brexit – a retirada do Reino Unido da União Europeia”, esse foi o comentário do escritor britânico Jonathan Coe, ao falar da atual política britânica. O que o levou a fazer esse comentário, não sei ao certo, mas ele matou a charada: tantos os europeus quanto os britânicos já não aguentam mais esse assunto e, talvez, estes últimos já nem queiram mais sair da União Europeia. Os políticos britânicos, na verdade, estão mostrando ao mundo quão pouco levam em conta a opinião pública de seu país, onde quase seis milhões de britânicos assinaram uma petição para parar com o processo do Brexit. Vai ser ruim para a Europa, mas péssimo para a Grã-Bretanha, dizem os peritos.

Por isso é que hoje quero falar de um assunto triste, mas não tão deprimente quanto esse pastelão da política britânica. As borboletas estão sendo ameaçadas de extinção na Holanda. De acordo com o Instituto Central de Estatísticas do País e a Fundação das Borboletas na Holanda, de 1890 até 2017, cerca de 87 espécies de borboleta desapareceram do país. Cerca de 50 espécies já desapareceram totalmente. E esse resultado também é comprovado por pesquisadores alemães especializados no assunto que acrescentaram: “3/4 da população de insetos da Alemanha já não existem mais.”

As razões alegadas como as causadoras dessa tragédia, segundo os especialistas, são principalmente duas: urbanização desenfreada do país e a construção, cada vez mais, de enormes pavilhões industriais que vão tomando conta da paisagem rural e fazendo com que desapareçam as pastagens e a vegetação natural do terreno. Se você passeasse por um vilarejo holandês no final do século dezenove, por exemplo, você poderia ver a natureza original do terreno, com 40% de grama natural e rica para receber os insetos e as belíssimas borboletas durante o início da primavera. Mas, hoje, as nossas pastagens se tornaram menos ricas e sem ervas.

E se você vai de uma cidade para outra, são raros os lugares em que você não vê construção alguma e somente a natureza. A construção industrial se intensificou como também o uso de produtos químicos e a poluição ambiental. Tudo isto está sendo funesto para a população de borboletas do país, que sempre estiveram na retina da memória das crianças holandesas, através de livros infantis e dos contos de fadas. E como consequência as borboletas não sobrevivem sem flores, sem ervas e sem pastagens.

Alguém pode perguntar: e nos trópicos, onde ainda existem a vegetação natural? Aí, os especialistas dizem: “Ali também as borboletas e os insetos estão tendo dificuldades em se adaptar à mudança climática, à seca. Mudança climática sempre aconteceu, mas não com a intensidade de agora”. Pois é, caros leitores: deixamos o deprimente assunto do Brexit de lado, para tentarmos salvar as borboletas da Holanda, da Europa e de todo o mundo. Pelo menos os especialistas no assunto não estão cegos para o perigo desta extinção, tal qual os políticos britânicos em relação ao Brexit.

*Lev Chaim é jornalista, colunista, publicista da FalaBrasil e trabalhou mais de 20 anos para a Radio Internacional da Holanda, país onde mora até hoje. Ele escreve todas as terças-feiras, para o Domtotal.

Dom Total