Arte como elemento de transformação no EcoDom


Por Thiago Loures

Em setembro, houve a entrega da quarta tarefa do projeto socioambiental do EcoDom, oportunidade que as escolas tiveram para comprovar seus resultados parciais dentro da competição socioambiental. O projeto, além de premiar os alunos com celulares e churrascos, também distribui bolsas de estudo para os cursos de Direito na Dom Helder, e Engenharia Civil e Ciências da Computação na EMGE.

Rumo aos resultados finais que serão postados em outubro pelas equipes, as escolas se movimentam proliferando os “ecos” do projeto para toda a comunidade escolar. A E. E. Ursulina de Andrade Melo escolheu um dia de setembro para divulgar e envolver toda a escola através de trabalhos com materiais recicláveis, da elaboração de filtros caseiros, um simulador de erosão hídrica, uma estrutura para reciclar papeis, e ainda o desfile dos modelos para o Concurso de Fotografia Garota e Garoto EcoDom da escola.

Já a E. E. Guimarães Rosa promoveu a realização de um mutirão envolvendo alunos de todos os anos da escola, para grafitar o muro da escola, melhorando o ambiente e cultivando a sensação de pertencimento dos estudantes à instituição.

Mas além da continuidade do projeto EcoDom, os editais autônomos levaram arte às escolas e os resultados são de encher os olhos com esperança em um amanhã melhor, com nossas crianças tornando-se adultos com consciência ambiental.

A semifinal do Festival de Dança ocorreu no dia 27 de setembro e reuniu as 20 escolas classificadas. Um corpo de jurados pôde selecionar as cinco melhores apresentações para se apresentar na grande final, no dia da Caminhada Ecológica, que será realizada no dia 22 de novembro.

Inclusive, gostaria de registrar meus sinceros parabéns a todas as escolas classificadas, que promoveram um evento lindo no dia 27, e em especial, entre as 20 escolas classificadas, seis delas que tenho o prazer de acompanhar como professor nucleador. São elas: E. E. Margarida De Mello Prado, E. E. Guimarães Rosa, E. E. Guia Lopes, E. E. Doutor Lucas Monteiro Machado, E. E. Caio Nelson De Sena e E. E. Bolivar Tinoco Mineiro. Saibam que vocês me encheram de orgulho, e inclusive as escolas E. E. Bolivar Tinoco Mineiro e E. E. Doutor Lucas Monteiro Machado, que participam pela primeira vez do Projeto EcoDom e já abrilhantaram o evento com suas espetaculares performances classificadas para a semifinal do nosso Festival de Dança.

Como se já não estivesse repleto de orgulho, ainda entre as classificadas para a final do Festival de Dança, sou nucleador de duas dessas escolas, as quais registro meus parabéns: E. E. Caio Nelson De Sena e E. E. Guimarães Rosa.

Já o Concurso de Fotografia Garota e Garoto EcoDom teve seu prazo final de envio das fotos no dia 30 de setembro, contando com dezenas de fotos que demonstram a criatividade dos alunos interagindo com a questão socioambiental da reciclagem, e ainda com a tecnologia das redes sociais. Lembrando que a primeira fase do concurso é a contagem de curtidas no Instagram @ecodommovimento, até 1º de novembro. Entre as escolas participantes desse edital autônomo, registro minha alegria e orgulho em ter seis escolas participantes, as quais também parabenizo pela iniciativa, criatividade e engajamento: E. E. Bolivar Tinoco Mineiro, E. E. Caio Nelson De Sena, E. E. Doutor Lucas Monteiro Machado, E. E. Guia Lopes, E. E. Professor Clóvis Salgado e E. E. Ursulina De Andrade Melo.

Outubro chegou e os “ecos” do Movimento EcoDom continuam movimentando todo Estado de Minas Gerais com os próximos eventos. A avaliação da participação dos membros de cada equipe do projeto, o vestibular da Dom Helder e da EMGE para distribuição das bolsas de estudo, a quinta tarefa do projeto para as escolas apresentarem seus resultados finais e o lançamento dos dados da Pegada Ambiental já estão próximos do seu prazo final. E como não poderia ser diferente, diante de tantos desafios, uma coisa é certa: Juntos, podemos!

Edição – Equipe EcoDom