Encerramento do “Projeto Socioambiental 2016


Na manhã de sábado, 26 de novembro, o Movimento Socioambiental e Jurídico – ECOS realizou a festa de celebração do encerramento do “Projeto Socioambiental 2016”. O evento foi realizado pela Dom Helder Escola de Direito, no auditório, comandado  pelos coordenadores do Movimento, o advogado Luiz Chaves, os professores Francisco Hass e Elmo Júlio de Miranda, e pelo novo coordenador José Cláudio Junqueira. O encerramento foi repleto de interação, alegria e muita criatividade.

Garoto e Garota Ecos

O evento teve início com o concurso Garoto e Garota Ecos, no qual os estudantes das escolas Ana de Carvalho, Flávio dos Santos, Francisco Menezes, General Carneiro, Henriqueta Lisboa, Luíza Maria, Olegário Maciel e Zilda Arns foram julgados pelo material utilizado, a criatividade e a abordagem do tema sustentabilidade ambiental.

A equipe julgadora da disputa foi composta pelos professores Adair José dos Santos Rocha, Cláudia Madrona Moreira Haas, José Cláudio Junqueira, Mirian Cristina Baggio, Ricardo Botelho e Anacélia Santos Rocha.

“Nós retomamos o concurso Garoto e Garota Ecos pra mostrar que, às vezes, existe um conceito pejorativo de quem tem um compromisso com a reciclagem. Belo Horizonte não vê esses profissionais como profissionais e sim como pessoas com menos dignidade. E o que nos queremos mostrar com esse concurso é que, hoje, existe uma importância fundamental de resgate da dignidade dos profissionais que deixam nossa cidade mais limpa e mais sustentável”, explica o coordenador Francisco Haas.

Classificação do concurso

1º lugar: Gabriel dos Reis Carvalho e Laise Gadelha da Silva da Escola Flávio dos Santos

2º lugar: Welberte Marques Soares da escola Henriqueta Lisboa e Isabela Miranda Aguiar da Escola Francisco Menezes

3º lugar: Gustavo Dias Aguiar e Kethlen Lorraine de Souza Sander da Escola General Carneiro

Projeto Socioambiental

A segunda parte do evento foi dedicada ao encerramento do Projeto Socioambiental. Os estudantes das instituições de ensino integrantes do ECOS tiveram como objetivo a criação de projetos de cunho ambiental envolvendo questões diretamente relacionadas à escola ou ao entorno dela e seu bairro, dando enfoque a três categorias: educação ambiental, energia e redução de resíduos sólidos. 

Na fase final da competição as seis equipes classificadas tiveram 10 minutos para que cada uma apresentasse seu Projeto da melhor maneira possível. Foram feitas peças teatrais, números musicais, danças e exposições de fotos e vídeos. 

Classificação final

–    Categoria Educação

1º lugar: Olegário Maciel

2º lugar: General Carneiro 

–    Categoria Energia

1º lugar: Zilda Arns

2º lugar: Ordem e Progresso

–    Categoria Resíduos Sólidos

1º lugar: Luíza Maria

2º lugar: Flávio dos Santos

Premiação

Foram realizadas as entregas de troféus para os primeiros colocados de cada uma das categorias. As escolas que estiveram presente na disputa e ocuparam os segundos lugares de cada temática, levaram para suas instituições também um troféu e uma bola de futsal oficial. E em terceiro lugar, medalha. 

Para as primeiras colocadas será realizada uma festa de confraternização, no dia 14 de dezembro, proporcionado pela Dom Helder Escola de Direito, e aos seis classificados no concurso Garoto e Garota Ecos junto com um acompanhante responsável de cada escola premiada. 

Para o coordenador Elmo Miranda, todos são vitoriosos por que estão comprometidos e colaborando pra que realmente exista um plano de transformação.

O lema do Movimento Ecos diz que “Juntos, podemos”. O professor Francisco Haas ponderou que isso é importante, pois ninguém sozinho consegue mudar posturas, atitudes e hábitos sobre a sustentabilidade ambiental. É preciso que todos se envolvam, e nada melhor do que as instituições serem realmente comprometidas com esse tema.

Para aluna e coordenadora da equipe da Escola Olegário Maciel, que ganhou o primeiro lugar na categoria Educação Ambiental, o ECOS é muito interessante por conscientizar as pessoas sobre o meio ambiente. “Tudo para melhorar a sociedade começa na educação e o Ecos, com toda sua programação, foi maravilhoso para a escola. No começo do ano tivemos um grande índice de pessoas com dengue e junto com o Ecos podemos ensinar aos nossos colegas alguma forma de combate”, declara.

Publicado em: ECOS