Porto Alegre recebe 1º Festival Sustentável e Cultural


Evento acontece no Jockey Club neste sábado e domingo

Marmota Jazz se apresenta às 18h de sábado | Foto: Ariel Fagundes / Divulgação / CP

Marmota Jazz se apresenta às 18h de sábado | Foto: Ariel Fagundes / Divulgação / CP

  •  

Com a proposta de buscar uma cidade sem bitucas de cigarro e mais atenta aos problemas do meio ambiente, a primeira edição do Festival Sustentável e Cultural de Porto Alegre acontece neste final de semana. No sábado e no domingo, a programação começa às 14h e segue até a meia-noite no Jockey Club (Diário de Notícias, 750). Os ingressos antecipados custam R$ 10, disponíveis online e na Lancheria do Parque (Osvaldo Aranha, 1086). Na hora, as entradas saem por R$ 15. Parte da renda arrecadada será destinada ao projeto Poa Sem Bituca, e para a instalação de novas bituqueiras na cidade. 

 

As atrações do festival vão de feiras de orgânicos, oficinas, brechós, apresentações de artistas de rua e teatrais até shows de bandas como Marmota Jazz, que se apresenta às 18h de sábado. Em seguida, às 19h, é a vez da Preserve Reggae subir ao palco. A banda Samsara toca nos dois dias: às 20h de sábado e às 19h de domingo, logo depois de André Role e Rafael Sarmento, que tocam às 18h. Quem finaliza a programação musical no segundo dia do evento é a Rota de Pedestre, às 20h.

 

Ainda no domingo, a LivretaSom fica das 14h às 21h expondo autores da arte local, estadual e nacional de forma lúdica, sejam as obras gravuras, poesia ou prosa. Além disso, será lançado o Clube da Horta, que promove a criação de hortas orgânicas que beneficiem as comunidades em espaços urbanos. A programação completa e a lista com todos os expositores podem ser conferidas aqui.

 

Seguindo a promessa de ser ecologicamente sustentável, serão plantadas 50 árvores para compensar e emissão de gás carbônico causada pelo festival. Não serão utilizados copos descartáveis, sacolas plásticas e embalagens individuais em momento algum, e um estacionamento de bicicletas vai estar disponível para os visitantes. A ideia é que o evento aconteça regularmente, criando um espaço para trocar ideias e acompanhar novas inciativas para uma Porto Alegre mais limpa.

Fonte: Correio do povo