ONU inicia nos EUA a última rodada de negociações antes da Rio+20


A menos de um mês para o início da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, começou nesta terça-feira (29) a terceira, e última, rodada de negociações informais entre representantes de governos para definir o documento final do encontro.

A discussão segue até o próximo dia 2 de junho, em Nova York, nos Estados Unidos. Chamado inicialmente de “Rascunho Zero”, o documento será assinado pelos chefes de Estado, reunidos no Rio de Janeiropara a cúpula entre os dias 20 e 22 de junho, durante o segmento de alto nível.
 


A Rio+20 recebe este nome por ocorrer vinte anos depois da Rio 92 (também conhecida como Eco 92), considerada a maior conferência sobre meio ambiente já realizada, que popularizou o conceito de “desenvolvimento sustentável”. A conferência ocorre de 13 a 22 de junho e está dividida em três partes.
 


De acordo com comunicado divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a última rodada é a “última oportunidade” dos negociadores para sintetizar as opiniões sobre como desenvolver uma “economia verde”.
 


Para o Secretário-Geral da Rio+20, Sha Zukang, “a verdadeira medida de sucesso no Rio serão as ações que a Conferência vai inspirar”. Sha espera que a Rio+20 resulte em um documento de ação política negociada por todos os Estados-Membros da ONU, bem como uma infinidade de compromissos por parte dos governos, empresas e sociedade civil.

 

Rascunho Zero – No início de maio, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, secretário-executivo da Comissão Nacional para a Rio+20, disse que existe a preparação de uma síntese que seja “mais próxima” do resultado final da reunião.
 


Esse rascunho, negociado a partir desta terça, chegou a ter 278 páginas, com texto em boa parte ainda entre colchetes, ou seja, passível de mudanças durante as discussões diplomáticas.

Fonte: Ambiente Brasil