Estudo: Grande quantidade de cafeína na costa dos EUA


Uma pesquisa sobre o uso racional dos recursos marítimos, realizada pela Universidade de Portland, nos Estados Unidos, apontou que há grande concentração de cafeína no Oceano Pacífico, sobretudo, nas áreas que banham o litoral do estado de Oregon – na região Noroeste dos EUA.

Divulgado em julho, no Boletim Marinho de Poluição, o estudo analisou a presença da substância em águas potencialmente poluídas (trechos de rios e mares próximos às redes de tratamento de esgoto) e detectou níveis de cafeína abaixo do limite, sinalizando nove nanogramas por litro de água. Já em locais mais distantes do litoral, também avaliados, foram registrados índices bem mais altos, com cerca de 45 nanogramas por litro.
 


Segundo a pesquisa, é provável que nos locais de tratamento de esgoto haja um monitoramento nos níveis de poluição, diferente das águas do litoral. Os cientistas afirmaram que a presença de cafeína já havia sido percebida anteriormente em rios e fontes de água doce, mas a presença da substância no mar era incerta.

Os pesquisadores também avaliaram que a cafeína é apenas a ponta do iceberg constituído por uma série de substâncias que contaminam trechos do litoral dos EUA, ao serem eliminados na rede de esgoto, por meio de remédios, detergentes e perfumes. Os efeitos desta "sopa de contaminação", como denominou os cientistas, ainda é desconhecido.

Fonte: Eco Desenvolvimento