Isaac ameaça Rep. Dominicana, Cuba e convenção republicana


A tempestade tropical Isaac se aproximava na noite desta quinta-feira da República Dominicana e pode se transformar em furacão na sexta-feira, ameaçando Cuba, outras ilhas do Caribe e até a convenção do Partido Republicano, na Flórida, segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH).

 

Cuba, Bahamas e Jamaica estão sob alerta, enquanto na Flórida as autoridades temem que Issac chegue como furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, com ventos firmes de entre 119 e 153 km/h.

 

Às 21H00 GMT (18H00 Brasília) desta quinta-feira, Isaac se encontrava a 285 km a sul-sudoeste de San Juan de Porto Rico e a 405 km a sudeste de Santo Domingo, na República Dominicana, seguindo para o noroeste do Caribe a 26 km/h, com ventos firmes de 65 km/h e rajadas mais fortes, revelou o CNH.

 

"O centro do Isaac se aproxima da costa sul da República Dominicana esta noite e passará sobre a costa sul dominicana e o Haiti na sexta-feira, seguindo para o sudeste de Cuba, que deve atingir na noite de sexta-feira".

 

O CNH adverte que "Isaac poderá se converter em furacão quando passar sobre República Dominicana e Haiti, na sexta-feira".

 

Isaac também avança em direção à Flórida, a menos de uma semana do início da convenção republicana na cidade costeira de Tampa, no centro do Estado, que a partir da próxima segunda-feira formalizará a candidatura de Mitt Romney como adversário do presidente democrata, Barack Obama, nas eleições presidenciais de 6 de novembro.

 

O governador da Flórida, Rick Scott, disse que "no momento não está previsto qualquer adiamento" da convenção, mas pediu à população que observe a evolução da tormenta.

 

A organização da Convenção Nacional Republicana assinalou que pode mudar o programa e até evacuar o local caso Isaac chegue a furacão de categoria 3 ou mais, com ventos acima de 178 km/h.

 

Isaac tem um comportamento instável e também pode não atingir Tampa, que espera mais de 50 mil militantes republicanos a partir de segunda-feira.

Fonte: AFP