Código Florestal será enterrado por estudantes e congressistas


Uma grande caminhada em prol do meio ambiente e contra o novo Código Florestal será realizada nesta sexta-feira (14) em Belo Horizonte. A manifestação terá início às 15h, na praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia), e culminará com o enterro simbólico do Código Florestal, às 16h, em ato público na porta da Escola Superior Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia).

 

Além de professores e estudantes universitários, estarão presentes alunos do ensino médio de toda a capital mineira, que terão à disposição 20 ônibus fretados especialmente para o transporte até o local. Os participantes do Congresso Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, que estará em andamento na Escola Superior Dom Helder Câmara, também se juntarão à caminhada, assim como os pesquisadores e ambientalistas presentes ao evento. A manifestação contará ainda com a participação dos integrantes do Ecos, movimento socioambiental apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão da Escola Superior Dom Helder Câmara.

 

“A população não concorda com o novo código. Ele vem na contramão das políticas públicas, implantadas nas últimas décadas, que tentavam proteger o meio ambiente e avançar”, afirma o professor Luiz Chaves, integrante do Ecos e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Escola Superior Dom Helder Câmara.

 

Para o professor, a principal falha do texto é permitir o desmatamento em locais antes proibidos, como margens de rios e córregos. “É inadmissível, as matas ciliares protegem as nascentes. A aprovação do novo código mostrou, mais uma vez, que o Congresso não tem sintonia com a população. Os vetos da presidente Dilma são insuficientes, pois não reparam os danos ao meio ambiente”, ressalta.

 

Caminhada

A concentração para a caminhada terá início às 15h, na praça Floriano Peixoto, em Santa Efigênia. Às 16h, os participantes seguem para a entrada da Escola Superior Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia), onde será realizado o enterro simbólico do novo código. Durante toda a manifestação, os estudantes estarão munidos com faixas, cartazes e megafones.

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS