ECOS não mede esforços a favor do meio ambiente


As palestras do professor Rodrigo Braga da Rocha, integrante do Movimento ECOS, na última semana, foram bastante produtivas. Estudantes do ensino médio de três Escolas Estaduais puderam discutir ações em prol do meio ambiente.

 

Na segunda-feira, dia 29, os jovens da Escola Boa Vista puderam mostrar a equipe ECOS os trabalhos voltados para o benefício do meio ambiente realizados na instituição. Foi destacada, durante a oficina, pela aluna Brenda Camila Oliveira Costa, a importância de eventos como a Gincana ECOS, que “pode unir e fazer com que cada um de nós acreditasse que essa união pode fazer agente ir mais longe”.

 

Na manhã de terça-feira, dia 30, a equipe do Movimento esteve pela primeira vez na Escola Ruth Brandão, onde tiveram a oportunidade de realizar a oficina para cinco turmas, debatendo e assistindo um pequeno vídeo que tinha como tema o cuidado com o nosso planeta.

 

Durante a palestra os jovens relataram que acontecerá na escola, no dia primeiro de dezembro, uma feira cultural e diante da equipe ECOS uma turma escolheu o tema: “Reciclagem, para o desenvolvimento de seu trabalho”.

 

O aluno Ediovane Soares, salientou que trabalha a noite como cozinheiro de um restaurante e que fica indignado com o desperdício de alimentos, pedindo ao ECOS para pensar na possibilidade de apresentar às propostas do Movimento às empresas.

 

Na quarta-feira, dia 31, e quinta-feira, 01, foi à vez de a equipe realizar novas visitas a Escola Professor Rousset. Contando com a presença de 180 alunos, o professor Rodrigo pode discutir assuntos referentes ao meio ambiente. A grande polêmica desta oficina foi à previsão dos Maias para dezembro de 2012, relacionada ao fim do mundo, onde os alunos perguntaram se já não seria o calor o inicio do fim. O debate foi bem promissor, uma vez que os alunos estão bem orientados sobre o assunto.

 

A aluna Fernanda Larissa Rodrigues, que integra o núcleo ECOS da escola disse que “o Movimento proporcionou a nós alunos, juntamente com toda escola, debates sobre temas importantes, mas pouco valorizados. Abriu nossos olhos para os problemas atuais e temos de aprender a valorizar nosso planeta, como vivemos e a repensar nosso conceito de agir para com o lugar, o mundo e o planeta. O Movimento ECOS é o começo de uma grande mudança”, destaca.

 

A estudante Nayara Caroline Carneiro afirmou que “o Movimento ECOS serve de exemplo, como forma de ver que a preservação ambiental e as atitudes que nela envolvem são importantes na sociedade contemporânea. Vemos através de bons exemplos como este, que a educação está extremamente ligada a movimentos que buscam um desenvolvimento sustentável. Visando assim, a preservação para futuras gerações”, conclui.

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS