Reciclagem ainda é uma prática pouco comum entre brasileiros


Por Caroline Machado
Repórter DomTotal

 

Estudos recentes apontam que, no Brasil, a cultura de reciclar o lixo não é muito praticada. Dados publicados pelo Governo Federal no site do Ministério do Meio Ambiente mostram que no país são geradas, por dia, 189 mil toneladas de lixo e apenas 1,4% é reciclado.

Além disso, outra pesquisa realizada pelo IBGE, mostra que somente 22 milhões dos brasileiros têm acesso aos programas municipais de coleta seletiva, ou seja, apenas 18% da população. Curitiba (PR), Itabira (MG), Londrina (PR), Santo André (SP) e Santos (SP) são os únicos municípios onde a prefeitura faz chegar 100% da coleta seletiva as residências.

Informações do IBGE indicam ainda que, mesmo sem grandes incentivos públicos, um em cada três lares do país separa o lixo biodegradável daquele que não é. Porém, a instituição destaca que apenas 40% desses resíduos são coletados pelas prefeituras de forma seletiva quando chegam à rua.

Mesmo não sendo uma prática predominante no país, a reciclagem é uma atitude possível para a população e não deve ser vista como uma causa perdida.

A reportagem do Dom Total foi às ruas e comprovou os dados sobre o assunto. Confira depoimentos de alguns brasileiros que responderam à pergunta: Você recicla o seu lixo? Por quê?

Tatiane Gonçalves Silva, 25 anos, Assistente Financeiro

“Não. Porque onde moro o lixo é recolhido em uma lixeira que fica no final de cada rua do condomínio, com isso acabamos misturando tudo. Além disso, não temos estímulo do nosso município para esse hábito. O comodismo e, até mesmo, a falta de tempo fazem com que não valorizemos esse tipo de procedimento.”

Guilherme Pires Moreira, 15 anos, Estudante

“Reciclar o lixo é bom e procuro sempre fazer algo a respeito. Eu reciclo porque gosto de mexer com artesanato e, segundo, porque este ato contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.”

Breno Moraes Teodoro, 25 anos , Técnico em informática

“Bom, eu não faço a reciclagem hoje porque não temos uma coleta seletiva que funcione. Se houvesse com certeza eu faria. As únicas coisas que separo para não jogar no lixo são objetos eletrônicos, como pilhas e peças de computador.”

Luciano Menezes, 22 anos, Analista de Sistemas

“Posso me considerar uma pessoa preocupada com o meio ambiente e reciclo sim o lixo. A preservação do planeta em que vivemos é um dever de todos. Acredito que se cada um contribuir e fizer sua parte podemos adquirir um meio de vida mais saudável, além de beneficiar milhões de pessoas.”

Cláudia Fiuza, 49 anos, Assistente Social

“Eu reciclo o meu lixo, pois sou parte da natureza. Assim, o que eu faço ao meio ambiente estou fazendo a mim mesma.”

 

Dickson de Mattos Cunha, 30 anos, Administrador de Empresas

“Sim. O tema reciclagem é ação constante em minha casa, sempre executamos de forma sustentável a prática da coleta seletiva e reaproveitamentos dos materiais e resíduos gerados com atividades domésticas. O reaproveitamento de embalagens plásticas, sacolas, garrafas e demais matérias que causam grandes impactos ao meio ambiente deve ser preocupação de todos, assim fazemos a nossa parte e garantimos o equilíbrio do planeta.”

Danielle Azeredo Rossi, 26 anos, Supervisora Fiscal

“Eu não reciclo meu lixo. Apesar de saber que é muito importante. E preciso admitir que é por pura preguiça. Sei que através da reciclagem a quantidade de lixo diminui, reduzindo a propagação de doenças e possibilitando a criação de novos produtos sustentáveis. Por isso, vou me esforçar para modificar meus hábitos.”

 

Ivan Rodrigues Paes, 41 anos, Engenheiro

“Na verdade eu não reciclo. Quanto à coleta seletiva, quando disponível, eu tenho o cuidado em colocar o lixo no coletor correto. Em minha residência eu não faço a separação do lixo porque a prefeitura não disponibiliza a coleta de forma seletiva.”

Fonte: Redação DomTotal