Você se considera um consumidor de energia consciente?
A resposta da maioria das pessoas para essa pergunta certamente seria sim. Mas no Brasil, o desperdício de energia elétrica chega a R$16 bilhões por ano! E boa parte desse valor é justamente de consumidores que andam gastando mais do que realmente precisam.
A fim de estreitar o relacionamento com as comunidades e promover o consumo consciente de energia e outros recursos, a Ampla criou o Consciência Ampla. Seus dez projetos – Futuro, Saber, Com Arte, Na Tela, Sobre Rodas, Eficiente, Cidadania, Cultural e EcoAmpla – já beneficiaram mais de dois milhões de pessoas em sete anos!
“Depois de algumas campanhas de conscientização… percebemos que as famílias passaram a gastar até 40% menos. Isso mostra que utilizavam muita energia desnecessária, o que não é bom para o meio ambiente, para o consumidor e nem para a empresa”, disse André Moragas,diretor de relações institucionais da Ampla.
De acordo com um estudo publicado pela Royal Society, associação britânica de cientistas, o consumo consciente é uma das medidas mais importantes para a conservação da saúde do nosso planeta nos próximos anos.
Também quer economizar energia? Fique ligado nessas 10 dicas:
1) Saiu do cômodo? Apague a luz!
2) Lâmpadas incandescentes não estão com nada. Troque já para as fluorescentes, elas duram muito mais e gastam muito menos.
3) O standy by é um vilão para o bolso, procure sempre desligar completamente os aparelhos eletrônicos.
4) Secar roupa atrás da geladeira não! Pode parecer inofensivo, mas faz o motor da geladeira trabalhar muito mais e, portanto, consumir muito mais também.
5) Não fique abrindo e fechando a geladeira o tempo todo. Pense antes o que você precisa, pegue e feche – e a borracha deve estar sempre em boa condição para não ficar abrindo sozinha ou fechando mal.
6) Nada de dar aquela passadinha na roupa antes de ir pro trabalho. Junte uma boa quantidade de roupas e passe tudo de uma vez. Você sentirá a diferença no bolso.
7) O ar condicionado pode ser o grande violão da sua conta de luz. Procure utilizá-lo apenas quando houver muita necessidade, e quando já estiver frio abaixe a potência.
8) Tome banhos rápidos – procurando regular a potencia de acordo com a temperatura – isso representa 20% de economia. O chuveiro é o aparelho elétrico que mais consome energia.
9) As bombas de água também utilizam muita energia, e se não estiverem devidamente instalados podem estar gastando muito além do que precisariam.
10) Por fim, esteja sempre alerta e ajude todos seus amigos e familiares a fazerem do consumo consciente um hábito!
Fonte: Consciência Ampla
Fonte: Fonte: Consciência Ampla