Projeto Sociambiental é concluído com festa


Durante a manhã do sábado (30), o Movimento Socioambiental e Jurídico – ECOS – realizou a festa de encerramento do Projeto Socioambiental. A Escola Superior Dom Helder Câmara sediou o evento comandado pelos coordenadores do Movimento, professor Francisco Haas e o advogado Luiz Chaves, e pelo professor Elmo Júlio.

 

Clique aqui e confira a cobertura da TV DomTotal!

 

Confira as fotos!

 

A disputa on line teve como objetivo a criação de projetos de cunho ambiental envolvendo questões diretamente relacionadas à escola ou ao entorno da mesma e seu bairro. A competição ocorreu entre as instituições de ensino integrantes do ECOS com início no dia 25 de abril, quando foi disponibilizada a primeira tarefa no espaço virtual. Nos meses seguintes as equipes concorrentes tiveram de concretizar outras seis etapas e comprovar seus esforços através de registros virtuais.

 

Durante o evento os competidores foram recebidas com uma apresentação musical feita pelo músico mineiro Carter ao lado do sanfoneiro Leleu. O momento foi repleto de interação, alegria e muita dança.

 

Disputa final

 

Dado início à fase final da competição, as quatro equipes classificadas tiveram 10 minutos para que cada uma apresentasse seu Projeto. Foram feitas peças teatrais, números musicais, danças e exposições de cartazes e vídeos. A equipe julgadora da disputa foi composta pelos advogados Edmilson Ferreira, Gesun Prestes e José Aparecido Gonçalves além dos estudantes de direito da Dom Helder Amanda Cristina Alves dos Prazeres e Henrique Lennon Ferreira Silva Morais.

 

Para que a pontuação final fosse discutida entre os jurados foi realizada uma pausa e servido um café da manhã especial, que fez com os jovens de diferentes escolas se conhecessem e interagissem, antes de ser anunciada a classificação das equipes.

 

Premiação

 

Depois de realizada a soma final de todos os pontos, os coordenadores Francisco Haas e Luiz Chaves anunciaram a colocação das equipes:

 

Em 4º lugar: Escola Estadual Francisco Menezes Filho

 

Em 3º lugar: Colégio Tiradentes da Polícia Militar

 

Em 2º lugar: Escola Estadual Flávio dos Santos

 

Em 1º lugar: Escola Estadual General Carneiro

 

Do primeiro ao terceiro lugar foram realizadas as entregas de troféus. As Escolas Estaduais General Carneiro e Flávio dos Santos, que faturaram o primeiro e segundo lugar respectivamente, foram premiadas com um dia de confraternização e churrasco gaúcho na Sede Campestre do Cruzeiro, um completo complexo de diversão com sete piscinas, toboágua, quadras de futebol, basquete, vôlei, peteca, ginásio esportivo, salão de jogos, três campos de futebol soçaite, campo de futebol com grama sintética, pista de cooper, saunas, bares, restaurantes, quiosques com churrasqueiras e equipes de apoio.

 

Garoto e Garota ECOS

 

No mesmo dia foi realizado o Concurso Garoto e Garota ECOS, que elegeu os mais belos jovens integrantes do Movimento. Durante os desfiles cada candidato foi julgado individualmente. Vestidos de trajes que abordavam o tema sustentabilidade ambiental, os jovens foram avaliados pelo material utilizado, a criatividade e adequação ao tema. A desenvoltura artística no palco e a breve explicação sobre as vestes que cada um utilizava também foram observadas. Confira a Classificação final:

 

Em 1º lugar

 

Garoto ECOS: Jonathan Saraiva Ferraz (Colégio Tiradentes da Polícia Militar)

 

Garota ECOS: Ágatha Antunes Camargos (Colégio Tiradentes da Polícia Militar)

 

Em 2º lugar

 

Junio Oliveira Ferreira Souza (Instituto de Educação de Minas Gerais)

 

Rafaela Gonçalves Cunha (Escola Estadual Francisco Menezes Filho)

 

Em 3º lugar

 

Danilo Augusto Teixeira de Paiva (Escola Estadual Francisco Menezes Filho)

 

Nayara Celia Campos Versiani (Escola Estadual Flávio dos Santos)

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS