Dengue está chegando à Europa graças às mudanças climáticas


                dengue-ameaca-europa
                                                             Com mais calor, doença prolifera

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, ocorrem entre 50 milhões e 150 milhões de casos de dengue em todo o mundo por ano. Em alguns casos, como sabemos, ela pode ser letal, e vem matando crianças e adultos em países da África e América Latina. Sua forma mais severa tem causado cerca de 500.000 internações por ano. E 2.5% das pessoas afetadas morrem.

 

Agora, cientistas temem que as condições na Europa estejam se tornando mais favoráveis para o mosquito que a transmite, por causa dos efeitos da mudança do clima.

 

Já houve casos relatados na região em anos recentes. Eles aconteceram por exemplo entre 2010 e 2012 na França e na Croácia, e uma epidemia em 2012 na Ilha da Madeira resultou em 2000 casos.

 

Depois de usar modelos do clima, pesquisadores da Universidade de Umeå, na Suécia, dizem ser “apenas uma questão de tempo” até que comecem a aparecer grandes epidemias no continente europeu.

 

“Nossa análise mostra que a mudança do clima, incluindo o tempo extremo com grandes flutuações diárias de temperatura em áreas diferentes da Europa, causa uma mudança relativa no potencial de disseminação de epidemias de dengue”, afirma Jing Helmersson, um dos autores do trabalho.

 

“Não se trata mais de uma coisa teórica. É uma realidade que pode ocorrer a qualquer momento”, diz Raman Preet, chefe de projetos do Departamento de Epidemiologia e Saúde Global da Universidade., segundo o Medical Xpress.

Foto: Johnragai/Creative Commons