Alunos do Zilda Arns apresentam ideia inovadora


A Escola Estadual Zilda Arns Neuman já se encontra inscrita no Movimento ECOS, sob a coordenação do professor de química Diógenes e da estudante Márjori Avelar. Na última quarta-feira (30) a instituição recebeu a visita do professor Elmo Júlio de Miranda, representante do Movimento, no intuito de auxiliar a equipe para o desenvolvimento do Projeto Socioambiental 2014.

 

Contando com um grupo de 06 estudantes bem dispostos, o núcleo irá desenvolver um projeto voltado para os animais domésticos acidentados em vias públicas. Animais que acabam sendo abandonados pelos donos, maltratados e que perambulam nas ruas à procura de alimento e abrigo. Esta questão torna-se muito importante para a realidade urbana, principalmente no que envolve a transmissão de doenças que afetam a população do entorno da escola e bairros vizinhos. O zoneamento inicial será o bairro Belmonte, onde se localiza a instituição, abrangendo bairros vizinhos que registram vários casos ligados a essa causa.

 

Primeiramente a equipe contará com uma oficina da qual reciclará as sobras de peças de brinquedos, bicicletas e até de veículos que possam ser reutilizados para a confecção de pequenos aparelhos que auxiliem esses animais na locomoção plena, pois muitos deles acabam perdendo seus membros nos acidentes. Os jovens pretendem ainda criar um “SOS DOG” ou “DISK DOG”, para viabilizarem oportunidades de doações e ou estadia para quem quer cuidar de cães domésticos quando os seus donos tiverem que viajar. Dessa forma a equipe fará serviços de prevenção antes que os animais fiquem à deriva.

 

Do ponto de vista ambiental e social a ideia central do núcleo é importantíssima. Evita o abandono de animais, a transmissão de doenças, reduz o índice de acidentes, trabalha a melhoria da paisagem local, além de estar reaproveitar sucatas industriais. Como sempre se espera um bom projeto que irá somar às intenções do Movimento ECOS, que se preocupa com iniciativas que integram e multiplicam a luta pela melhoria de todos os seres bióticos do planeta.

 

O professor Elmo, analista ambiental, dimensionou algumas ideias, juntamente com o grupo para que integrantes tenham sucesso em seus trabalhos, orientando sobre a importância de levantamentos estatísticos, pesquisas de campo, como relatório de entrevistas no entorno das áreas de trabalho, a busca das possíveis parcerias que fornecerão o material a ser reaproveitado e o direcionamento dos aparelhos confeccionados.

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS