Bernardo Monteiro define estratégia para 2014


Contando com uma equipe bem disposta e o apoio da direção, a Escola Estadual Bernardo Monteiro recebeu, nos dias 15 e 17 de julho, novas visitas do Movimento ECOS. Os encontros desta vez foram solicitados pela instituição com o objetivo de apresentar a definição de propostas que irão somar às intenções do Projeto Socioambiental 2014. O Movimento foi representado pelo professor Elmo Júlio e pela monitora Laura, que abriram às reuniões, com a participação do núcleo coordenado pela jovem aluna Nívea e pela diretora e professora Dorilene.


Na primeira visita, do dia 15, as ideias foram apresentadas à equipe e abordadas por todos os participantes. Devido ao espaço disponível da escola e a demanda do número de alunos, a equipe achou eficaz a elaboração de uma horta orgânica em um dos espaços disponíveis da escola, que já está sendo organizado para tal. Nesse sentido, o professor Elmo abordou a questão sobre o aproveitamento dos muros, constituindo também o cultivo de plantas medicinais e de iguarias, aproveitando toda a área disponível.

 

Elmo e Laura já estão providenciando o contato de parcerias para que o espaço seja produtivo e que tenha a utilização inteligente da água, pois a horta terá uma captação da chuva para o abastecimento, evitando gastos com água potável. Para tal o professor Elmo solicitou a visita de um técnico da EMBRAPA, dinamizando assim a ideia com técnica e possibilidade real.

 

Outro passo a ser tomado pela escola será a recuperação do muro da instituição, visto a estrutura de todo espaço escolar estar em reforma, fato este que levou à equipe constituir uma aquarela grafitada com temas que poderão servir de alerta sobre os problemas ambientais que a sociedade mundial enfrenta, como a questão do esgotamento de água doce. A monitora Laura está trabalhando para efetivar parcerias com um grupo de arquitetura da UFMG que irá amparar os jovens na elaboração do projeto.

 

Na próxima semana a equipe ECOS realizará uma terceira oficina na Bernardo Monteiro, para auxiliar na organização do grupo para que seja dado início às campanhas de recolhimento de material e efetivação da horta. No geral, a ideia do projeto é “racionar, reutilizar, reciclar e produzir”.

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS