Agricultura familiar se fortalece em todo o planeta


Balanço dos seis primeiros meses de 2014, Ano Internacional da Agricultura Familiar, mostra que o mundo está prestando mais atenção ao setor.

          

Atividade ganha importância e chama a atenção dos governantes (Foto: Giuliano Martins/Fetaesp)

Em julho passado, decorridos seis meses do Ano Internacional da Agricultura Familiar, instituído pela ONU, foi feito o primeiro balanço das iniciativas ao redor do mundo voltadas para a promoção do segmento responsável, no Brasil, por 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas. O resultado é animador.
De acordo com o relatório produzido pela equipe de coordenação, neste período foram mobilizadas mais de 600 entidades (entre organizações de agricultores, ONGs, ministérios, institutos e universidades) nos cinco continentes com o objetivo de promover a agricultura familiar e pleitear políticas públicas de apoio ao setor. Iniciativas como a brasileira, de compras governamentais para escolas, presídios e hospitais públicos, por exemplo, estão sendo replicadas ao redor do planeta. (veja aqui).

No último final de semana a 11ª Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), realizada em Lençóis Paulista (SP), foi uma boa mostra da mobilização que o decreto da ONU provocou: segundo Braz Albertini, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), realizadora do evento, nunca se viu tanta participação de órgãos públicos e empresas na feira. Ele se refere, especificamente, às instituições de pesquisa – só a Embrapa levou para a Agrifam  dezenas de tecnologias voltadas para o segmento, de 11 unidades de vários Estados. Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Fundação Instituto de Terras, Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e CATI, além do Sebrae, promoveram palestras sobre os mais variados temas, de gestão da propriedade a como preencher o cadastro ambiental rural (CAR) e a manipulação de agroquímicos (a Andef também se fez presente).

Para Albertini, com isso a agricultura familiar deixa de ser vista pela sociedade como de subsistência e passa a representar um enorme patrimônio do campo brasileiro, chamando a atenção dos governantes. Também chama a atenção das empresas de máquinas e implementos, que realizaram bons negócios na feira. A estreante Budny, do segmento de tratores, fechou 15 contratos, superando as expectativas do seu representante, Osmar de Souza. “Já nos dois primeiros dias desta edição conseguimos superar nossa meta de vendas”, comemora.

De acordo com o presidente da Fetaesp, ainda é necessário levar ao agricultor familiar mais assistência técnica, através da extensão rural, para que ele possa produzir melhor e organizar-se em associações e cooperativas, para ganhar escala no mercado. Nesse sentido, a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) – e a crescente visibilidade do setor – são indicativos de que a agricultura familiar não será lembrada apenas em 2014.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/Colunas/sergio-de-oliveira/noticia/2014/08/agricultura-familiar-se-fortalece-em-todo-o-planeta.html

Laísa Mangelli