Projeto ganha forma na General Carneiro


No último dia 28 de agosto, a Escola Estadual General Carneiro, recebeu o professor Elmo Júlio de Miranda, representante do Movimento ECOS, para organizar e dinamizar ideias direcionadas ao Projeto Socioambiental 2014, que será desenvolvido pela instituição.

 

Com uma equipe muito disposta e coordenada pelo professor Diógenes, o tema a ser trabalhado envolve os núcleos água e energia. Os jovens estão muito preocupados com questões ligados a falta d’água, devido às atuais ações climáticas e fenômenos que comprometem as reservas de nossos rios. Nessa condução de pensamento, a equipe irá desenvolver um projeto de alerta, conscientização e de busca de soluções para contribuir com a causa ambiental.

 

As propostas e justificativas levaram à ideia central: uma mini-usina de geração de energia na escola, um projeto piloto que servirá para coletar água pluviométrica e ao mesmo tempo utilizá-la para produzir energia na escola. Os professores Diógenes e Anderson estudaram os possibilitadores e chegaram à conclusão que o terreno acidentado da instituição poderá contribuir para tal, sendo assim a ideia foi aprovada por todos do núcleo.

 

O professor Elmo dimensionou sobre essa questão, vez que se especializou em levantamento de recursos hídricos. “Será necessário efetivar um levantamento técnico sobre o que se pretende, reunir os elementos e averiguar as possibilidades”. Elmo abordou ainda a necessidade de um parecer da engenharia, tanto estrutural quanto técnico sobre a geração de energia. “Creio na realização do projeto pela altivez e desempenho da turma, visto que a ideia já possui uma primeira projeção, feita pelo professor Diógenes. E o mais interessante é que a pequena usina será construída com materiais de doação e de reaproveitamento”, destacou Elmo.

 

"O importante não é somente tentar produzir energia através do reaproveitamento de água, mas tornar o projeto possível e multiplicá-lo para toda a comunidade. Quem sabe nesses nossos morros da comunidade não teríamos energia sustentável?", disse o aluno Thiago, um dos integrantes da equipe. O professor Elmo Júlio prestará auxílio e assessoria em parceria com professor José Cláudio Ribeiro, colaborador do Movimento ECOS, além de efetivar contatos com técnicos da CEMIG, na solicitação de parcerias.

 

Clique aqui e confira o álbum de fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS