Colégio Tiradentes vence Projeto Socioambiental


O Colégio Tiradentes da Polícia Militar [unidade Contagem] apresentou o melhor desempenho no Projeto Socioambiental 2014, promovido pelo Movimento Ecos. O resultado foi divulgado no último sábado (6), na Dom Helder Câmara, após apresentação das sete equipes finalistas. Veja a classificação completa:


1º lugar – Colégio Tiradentes da Polícia Militar
2º lugar – Escola Municipal Luiza Maria de Souza
3º lugar – Escola Estadual Três Poderes
4º lugar – Escola Estadual Zilda Arns Neuman
5º lugar – Escola Estadual Flávio Santos
6º lugar – Escola Estadual Dr. Paulo Diniz Chagas
7º lugar – Escola Estadual Sagrada Família II


Premiação


Conforme o edital do projeto, as três equipes com melhor classificação receberam medalhas, troféu e dia de lazer completo no clube SESC Venda Nova. O quarto lugar também foi agraciado com dia de lazer. Já as demais equipes ganharam livros ecológicos e camisetas do movimento ECOS.


“Chegar ao resultado final foi tarefa árdua. Todas as apresentações foram muito boas, com alto nível”, afirmou Luiz Chaves, professor da Dom Helder Câmara e integrante do Movimento Ecos. Ele coordenou o evento final e o trabalho dos jurados juntamente com os professores Francisco Haas, pró-reitor de extensão da Dom Helder Câmara, e Elmo Júlio, representante do Ecos junto aos alunos de ensino médio.


Júri


O júri foi composto pelos professores Gésun Prestes, Rogério Vieira, Adair José e Edmilson Ferreira, todos da Dom Helder Câmara. De acordo com Edmilson, as performances realmente foram marcadas pela criatividade e pelo alto nível.


“A cada ano, os grupos aperfeiçoam as apresentações, com ideias originais e bem desenvolvidas. Foi muito bacana! O mais importante, no entanto, é a mensagem socioambiental que elas trazem, na perspectiva de abrir a consciência para a preservação”, apontou.


Outro aspecto relevante, segundo o professor, é o empenho das equipes para envolver as respectivas comunidades nos projetos, que vão repercutir na cidade como um todo. “As mensagens não ficam restritas aos muros das escolas”, completou.


Diversidade


Dança, teatro, vídeo, poesia. As formas encontradas pelos estudantes para transmitir os resultados dos trabalhos surpreenderam pela variedade. A equipe da Escola Estadual Três Poderes, por exemplo, optou por um sarau poético, com folhetos presos em cordas e músicas dedilhadas no violão. Os alunos realizaram também um breve resumo das atividades.


“Conseguimos instalar lâmpadas com sensores [que ascendem automaticamente] para economia de energia, fizemos instalações artísticas em toda a Escola, creio que alcançamos nossos objetivos. E no sarau, trouxemos poesias de cunho ambiental, para conscientizar mesclando cultura e meio ambiente”, explicou Paula Campos.


Já a equipe da Escola Estadual Sagrada Família II apostou na dança para transmitir alerta em prol do meio ambiente. “Estamos correndo riscos, principalmente por causa da água. Há muito desperdício. Precisamos conscientizar as pessoas. (…) E escolhemos a dança por ser um formato inovador, para atrair a atenção”, afirmou Daniele Heringer. Além do problema da água, a coreografia da equipe abordou a reciclagem e os resíduos. “Vemos muita sujeira nas ruas”, apontou.


Para Daniele, chegar à etapa final foi uma grande vitória, uma vez que a equipe enfrentou dificuldades para viabilizar o projeto. “Precisávamos da autorização da Diretora e dos professores, a maioria não apoiou. Tirando isso, deu tudo certo. Foi muito bom participar do Ecos!”, completou.


A equipe da Escola Estadual Zilda Arns Neuman, por sua vez, surpreendeu ao abordar uma temática inédita: o auxílio a animais com deficiência. “Produzimos próteses com materiais reutilizáveis para cachorros. Todo mundo do grupo gosta muito desses animais, e a partir do momento em que visitamos o abrigo, decidimos ajudar aqueles com problema de locomoção”, contou Marjore Avelar.  Para ela, a participação no Ecos ‘valeu muito a pena’, pelo aprendizado e pela contribuição ambiental. “Deixo também os parabéns para as outras equipes, que apresentaram belos trabalhos”, cumprimentou.


Campeã


E em meio a tantos trabalhos criativos e inovadores, qual o segredo da vitória? “Acredito que foi o empenho e a força de cada um. Não deixamos os empecilhos atrapalharem, continuamos nos comunicando nas férias…”, afirmou a estudante Isabela Costa, do Colégio Tiradentes.


Ao longo do ano, ela e sua equipe trabalharam a temática ‘papel’, abordando eventos relacionados, como o uso de panfletos nas eleições. “Produzimos um teatro chamado ‘Admirável mundo do papel’, como se fôssemos construir um mundo novo com a reciclagem. É possível reutilizar o papel de várias formas”, apontou.


Festa


Durante todo o evento, a equipe do Colégio Tiradentes se destacou também pela energia e vibração, aplaudindo o trabalho dos colegas e fazendo grito de guerra pela vitória. Quando foi anunciado o resultado, a concentração e as formalidades deram lugar a uma grande festa. “Fizemos um bom trabalho, esperávamos estar entre os primeiros, mas a vitória foi uma surpresa!”, contou Isabela.


E a festa não foi apenas para os alunos. Os professores que acompanharam as equipes na etapa final participaram do sorteio de um tablet. A contemplada foi Waldelice Santos, da Escola Municipal Luiza Maria de Souza.


Desempenho geral


A etapa do último sábado (6) foi apenas a conclusão de um amplo projeto, realizado no decorrer de todo o ano letivo. De acordo com o professor Francisco Haas, as equipes que completaram as tarefas anteriores no prazo previsto conquistaram vantagem frente àquelas que não cumpriram as regras do edital.


“Todas as apresentações foram criativas, inovadoras e motivadoras, mas avaliamos todas as etapas do projeto. Não adianta ‘empurrar’ as primeiras tarefas e fazer um teatro super bacana. Vence a equipe mais constante”, ponderou Haas.


De acordo com o professor, o projeto encerra o ano com balanço positivo, mesmo com o calendário alterado em decorrência da Copa do Mundo. “Fechamos com grande estilo, as escolas estão motivadas e querem contribuir para a sociedade e principalmente para o meio ambiente”, finalizou.

Clique aqui e confira o álbum de fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS

Colégio Tiradentes vence Projeto Socioambiental


O Colégio Tiradentes da Polícia Militar [unidade Contagem] apresentou o melhor desempenho no Projeto Socioambiental 2014, promovido pelo Movimento Ecos. O resultado foi divulgado no último sábado (6), na Dom Helder Câmara, após apresentação das sete equipes finalistas. Veja a classificação completa:


1º lugar – Colégio Tiradentes da Polícia Militar
2º lugar – Escola Municipal Luiza Maria de Souza
3º lugar – Escola Estadual Três Poderes
4º lugar – Escola Estadual Zilda Arns Neuman
5º lugar – Escola Estadual Flávio Santos
6º lugar – Escola Estadual Dr. Paulo Diniz Chagas
7º lugar – Escola Estadual Sagrada Família II


Premiação


Conforme o edital do projeto, as três equipes com melhor classificação receberam medalhas, troféu e dia de lazer completo no clube SESC Venda Nova. O quarto lugar também foi agraciado com dia de lazer. Já as demais equipes ganharam livros ecológicos e camisetas do movimento ECOS.


“Chegar ao resultado final foi tarefa árdua. Todas as apresentações foram muito boas, com alto nível”, afirmou Luiz Chaves, professor da Dom Helder Câmara e integrante do Movimento Ecos. Ele coordenou o evento final e o trabalho dos jurados juntamente com os professores Francisco Haas, pró-reitor de extensão da Dom Helder Câmara, e Elmo Júlio, representante do Ecos junto aos alunos de ensino médio.


Júri


O júri foi composto pelos professores Gésun Prestes, Rogério Vieira, Adair José e Edmilson Ferreira, todos da Dom Helder Câmara. De acordo com Edmilson, as performances realmente foram marcadas pela criatividade e pelo alto nível.


“A cada ano, os grupos aperfeiçoam as apresentações, com ideias originais e bem desenvolvidas. Foi muito bacana! O mais importante, no entanto, é a mensagem socioambiental que elas trazem, na perspectiva de abrir a consciência para a preservação”, apontou.


Outro aspecto relevante, segundo o professor, é o empenho das equipes para envolver as respectivas comunidades nos projetos, que vão repercutir na cidade como um todo. “As mensagens não ficam restritas aos muros das escolas”, completou.


Diversidade


Dança, teatro, vídeo, poesia. As formas encontradas pelos estudantes para transmitir os resultados dos trabalhos surpreenderam pela variedade. A equipe da Escola Estadual Três Poderes, por exemplo, optou por um sarau poético, com folhetos presos em cordas e músicas dedilhadas no violão. Os alunos realizaram também um breve resumo das atividades.


“Conseguimos instalar lâmpadas com sensores [que ascendem automaticamente] para economia de energia, fizemos instalações artísticas em toda a Escola, creio que alcançamos nossos objetivos. E no sarau, trouxemos poesias de cunho ambiental, para conscientizar mesclando cultura e meio ambiente”, explicou Paula Campos.


Já a equipe da Escola Estadual Sagrada Família II apostou na dança para transmitir alerta em prol do meio ambiente. “Estamos correndo riscos, principalmente por causa da água. Há muito desperdício. Precisamos conscientizar as pessoas. (…) E escolhemos a dança por ser um formato inovador, para atrair a atenção”, afirmou Daniele Heringer. Além do problema da água, a coreografia da equipe abordou a reciclagem e os resíduos. “Vemos muita sujeira nas ruas”, apontou.


Para Daniele, chegar à etapa final foi uma grande vitória, uma vez que a equipe enfrentou dificuldades para viabilizar o projeto. “Precisávamos da autorização da Diretora e dos professores, a maioria não apoiou. Tirando isso, deu tudo certo. Foi muito bom participar do Ecos!”, completou.


A equipe da Escola Estadual Zilda Arns Neuman, por sua vez, surpreendeu ao abordar uma temática inédita: o auxílio a animais com deficiência. “Produzimos próteses com materiais reutilizáveis para cachorros. Todo mundo do grupo gosta muito desses animais, e a partir do momento em que visitamos o abrigo, decidimos ajudar aqueles com problema de locomoção”, contou Marjore Avelar.  Para ela, a participação no Ecos ‘valeu muito a pena’, pelo aprendizado e pela contribuição ambiental. “Deixo também os parabéns para as outras equipes, que apresentaram belos trabalhos”, cumprimentou.


Campeã


E em meio a tantos trabalhos criativos e inovadores, qual o segredo da vitória? “Acredito que foi o empenho e a força de cada um. Não deixamos os empecilhos atrapalharem, continuamos nos comunicando nas férias…”, afirmou a estudante Isabela Costa, do Colégio Tiradentes.


Ao longo do ano, ela e sua equipe trabalharam a temática ‘papel’, abordando eventos relacionados, como o uso de panfletos nas eleições. “Produzimos um teatro chamado ‘Admirável mundo do papel’, como se fôssemos construir um mundo novo com a reciclagem. É possível reutilizar o papel de várias formas”, apontou.


Festa


Durante todo o evento, a equipe do Colégio Tiradentes se destacou também pela energia e vibração, aplaudindo o trabalho dos colegas e fazendo grito de guerra pela vitória. Quando foi anunciado o resultado, a concentração e as formalidades deram lugar a uma grande festa. “Fizemos um bom trabalho, esperávamos estar entre os primeiros, mas a vitória foi uma surpresa!”, contou Isabela.


E a festa não foi apenas para os alunos. Os professores que acompanharam as equipes na etapa final participaram do sorteio de um tablet. A contemplada foi Waldelice Santos, da Escola Municipal Luiza Maria de Souza.


Desempenho geral


A etapa do último sábado (6) foi apenas a conclusão de um amplo projeto, realizado no decorrer de todo o ano letivo. De acordo com o professor Francisco Haas, as equipes que completaram as tarefas anteriores no prazo previsto conquistaram vantagem frente àquelas que não cumpriram as regras do edital.


“Todas as apresentações foram criativas, inovadoras e motivadoras, mas avaliamos todas as etapas do projeto. Não adianta ‘empurrar’ as primeiras tarefas e fazer um teatro super bacana. Vence a equipe mais constante”, ponderou Haas.


De acordo com o professor, o projeto encerra o ano com balanço positivo, mesmo com o calendário alterado em decorrência da Copa do Mundo. “Fechamos com grande estilo, as escolas estão motivadas e querem contribuir para a sociedade e principalmente para o meio ambiente”, finalizou.

Clique aqui e confira o álbum de fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS