Primeiros parklets de Belo Horizonte começam a ser instalados


                 

Belo Horizonte passou a ganhar seus primeiros parklets na quinta-feira, 21 de maio. Os espaços públicos são espécies de mini-praças, com mesas, guarda-sóis, cadeiras e bicicletários, entre outros mobiliários, que ficam em vagas de estacionamento, junto ao passeio.

Os equipamentos ficarão por dois anos na região Centro-Sul da capital, sendo um na rua dos Goitacazes, entre as ruas Espírito Santo e Rio de Janeiro, e outro na avenida Bandeirantes, entre as ruas Ribeiro Junqueira e Júlio Vidal.

Segundo o jornal Hoje em Dia, as estruturas temporárias foram implantadas por meio de um termo de cooperação entre a Prefeitura e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-BH). A “varanda urbana” foi estabelecida por meio do decreto 15.895/15, que definiu regras e condições para a instalação.

Os mobiliários serão construídos em material reciclado parecido com madeira e terão iluminação solar fotovoltaica. O projeto da rua Goitacazes possui piso, bancos e postes inspirados em praças das cidades do interior de Minas, divididos em uma área de 10 metros de comprimento por 2,2 metros de largura. Já a estrutura da avenida Bandeirantes terá sete metros de comprimento e 2,2 metros de largura e segue um estilo mais contemporâneo e moderno. Ambos contam com bicicletário.

Financiamento e manutenção
A CDL-BH e um grupo de lojas parceiras financiam a instalação e serão responsáveis pela manutenção dos espaços. A montagem na Rua Goitacazes tem duração estimada de 10 a 15 dias. Em seguida, será montada a varanda da Avenida dos Bandeirantes, que deve ser inaugurada entre 15 e 20 de junho, segundo a entidade comercial.

"A ideia de regulamentar os parklets em Belo Horizonte, aqui chamados de Varandas Urbanas, surgiu a partir da constatação do sucesso da iniciativa em diversas cidades do mundo, como São Francisco, nos Estados Unidos, e São Paulo. O Rio de Janeiro também regulamentou recentemente esse tipo de mobiliário", explicou Leonardo Castro, secretário municipal adjunto de Planejamento Urbano. Ele ressaltou que esses equipamentos urbanos "estimulam uma reflexão sobre a cidade como um lugar preferencialmente para as pessoas e não para os carros".

Leonardo Castro ressaltou ainda que o ambiente se torna mais agradável e amplia a convivência entre as pessoas nas ruas. "Outra característica muito interessante é que elas podem ser instaladas por qualquer cidadão, entidade ou empresa, sem limitações para a criatividade. É um incentivo à gentileza urbana. E ao mesmo tempo, cria uma oportunidade de apropriação das pessoas sobre os espaços públicos", concluiu. 

Regras básicas para implantação dos parklets em BH:

  • Estar localizado em via com velocidade regulamentada de até 40 km/h (salvo autorização específica da BHTrans).
  • Não ocupar vagas de estacionamento destinadas a idosos, a pessoas com deficiência e outras que possuam regulamentação especial.
  • Não obstruir faixas de travessia de pedestres, rebaixos de meio-fio, acessos a garagens, ciclovias, pistas de caminhada, pontos de ônibus e táxi.
  • Apresentar proteção ao usuário nas faces voltadas para a pista de rolamento, devendo ser acessado apenas a partir do passeio ou da área de circulação de pedestres.
  • Apresentar sinalização refletiva.
  • Atender normas de segurança e acessibilidade.
  • Ser removível.
  • Não ocupar espaço superior a 2,20 metros de largura por 10 metros de comprimento em vagas paralelas ao alinhamento da calçada ou de 4,40 metros de largura por 5 metros de comprimento em vagas perpendiculares ou a 45º do alinhamento.

Fonte: EcoD

Laísa Mangelli