Dia do Meio Ambiente


Em Dia do Meio Ambiente, ONU convida os 7 bilhões de habitantes do planeta a mudar hábitos de consumo

 

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente traz este ano o tema “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado”, que enfatiza a responsabilidade pessoal que permita o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável e redução da taxa de uso de recursos.

Plantações de cana-de-açúcar e soja substituiram pouco a pouco cada hectare da selva Amazônica.  Foto: PNUMA GRID Arendal/Riccardo Pravettoni

Plantações de cana-de-açúcar e soja substituiram pouco a pouco cada hectare da selva Amazônica. Foto: PNUMA GRID Arendal/Riccardo Pravettoni

Com muitos dos ecossistemas terrestres chegando aos seus limites, as Nações Unidas convidam cada um dos 7 bilhões de pessoas no planeta para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente adotando uma mudança em favor do consumo mais responsável de recursos.

“A humanidade continua consumindo muito mais recursos naturais do que o planeta pode oferecer de forma sustentável”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon para marcar o Dia, observado mundialmente em 5 de junho.

Ele disse também que o objetivo do desenvolvimento sustentável é aumentar a qualidade de vida para todos sem aumentar a degradação do meio ambiente e comprometer os recursos necessários para as futuras gerações. “Podemos fazer isso ao mudar nossos padrões de consumo para bens que usem menos energia, água e outros recursos e desperdiçando menos alimentos.”

O tema deste ano – “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado” – enfatiza a responsabilidade de cada um para permitir o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável e reduzir a taxa de uso de recursos.

O diretor executivo do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, lembrou que as decisões diárias de cada consumidor, multiplicado por bilhões, podem ter um impacto colossal no meio ambiente, com escolhas que podem gerar resultados positivos ou negativos para as futuras gerações.

Fonte: ONUBR