Colégio Tiradentes faz novas parcerias ambientais


No início da tarde da última quinta-feira (18/06), a equipe do Colégio Tiradentes da unidade de Contagem reuniu-se com seu corpo pedagógico e com o representante do Movimento ECOS, professor Elmo Júlio, para discutirem sobre as idealizações do Projeto Socioambiental a ser implantado este ano na escola.

 

Uma das justificativas prestadas pela equipe na reunião foram as preocupações com o entorno em que a escola está inserida, cujas vias de transportes e passeios estão cheias de entulho e chorume de dejetos de oficinas mecânicas e veículos que impactam as vias de passeios onde a população circula constantemente. Essa justificativa de trabalho também repousa na questão da avaliação feita pela equipe de que a situação é mais emergencial do que parece.

 

O estudante Níkolas, coordenador da equipe, afirmou que o Colégio, por participar a quatro anos do ECOS, já efetivou projetos em vários segmentos, inclusive relativo ao reaproveitamento e reciclagem do papel. "Para esse ano pretendemos elaborar um projeto piloto que abrange a área externa da escola, pois também fazem parte de nosso cotidiano e comunidade, incluindo preocupações com a saúde e o bem estar de nossa vizinhança e família", disse o estudante.

 

A elaboração do projeto é uma parceria com a empresas Itaipu, que pretende ofertar capacitação à equipe e firmar acordos futuros, juntamente com o Movimento, o que será reafirmado em reunião com o coordenador geral do ECOS, professor Francisco Hass da pró-reitoria de extensão da Escola Superior Dom Helder Câmara.

 

O professor Elmo, que acompanha a equipe, abordou a questão voltada para a apuração dos objetivos, quando a equipe irá iniciar a aplicação do projeto, de modo que haja dados estatísticos que comprovem a aplicabilidade real das propostas, ou seja, apresentação de dados capazes de identificar a diminuição dos diversos impactos ambientais que produzidos na região.

 

“O interior da instituição sempre foi um passo inicial, pois o aprendizado de boas condutas ambientais está inserido aqui, no acúmulo de conhecimento e reavaliação de posturas, inclusive àquelas que estão pertinentes à questão ambiental, que remonta o exercício dos valores de maneira coletiva, dando relevância à consciência sobre a solidariedade ao próximo e ao nosso ambiente”, disse o professor Elmo aos jovens.

 

Aguarda-se a confirmação da reunião para o dia 25/06 entre as parcerias, para que se possa iniciar o planejamento das reais intenções.

 

Clique na imagem acima e confira o álbum de fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS