Caminhada Ecológica atrai atenção de belo-horizontinos


Na manhã do último sábado (12), os alunos do ensino médio das escolas públicas de Belo Horizonte, integrantes do Movimento Socioambiental – ECOS, acompanhados de seus professores, supervisores e diretores, se reuniram na realização de uma Caminhada Ecológica.

Clique na imagem ao lado e confira o álbum de foto!

Organizada pelos representantes do ECOS e com o apoio da Escola Superior Dom Helder Câmara, a caminhada teve como intuito mobilizar a população belo-horizontina para a preservação ambiental, tendo como enfoques principais: água, energia e redução de resíduos sólidos.

A concentração dos participantes teve início às 8h00 na Praça do Papa. Segundo estimativa da Polícia Militar, que acompanhou o trajeto dos manifestantes, aproximadamente 600 pessoas estiveram presentes. Antes de dar início à caminhada, o reitor da Dom Helder, Paulo Humberto Stumpf SJ., proferiu algumas palavras em agradecimento aos presentes e a iniciativa do ECOS. “Se existe degradação ambiental, tal como sabemos que existe, não seremos pegos de braços cruzados em nossas casas, pois estamos aqui hoje para fazermos nossa parte, para contribuir em tudo que somos e podemos em defesa do meio ambiente”, declarou o reitor.

Durante a concentração, foi plantada uma muda de Pau Brasil pelos integrantes do projeto Metamorfose, desenvolvido pelo Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em parceria com o ECOS. Para o professor da Dom Helder e integrante do Movimento, Luiz Chaves, as pessoas precisam mostrar ao mundo que estão fazendo algo em defesa do meio ambiente. “A plantação dessa muda de Pau Brasil é a representação da nossa luta em prol do planeta. Essa árvore, que deu nome ao nosso país, foi o primeiro produto brasileiro a ser explorado pelos colonizadores e acabou sendo extinta de nossa natureza. Hoje o Pau Brasil é visto apenas em algumas praças e parques. Essa árvore tem um simbolismo muito grande e a que plantamos na Praça do Papa receberá o nome de Eco Brasil. Nossa missão é preservá-la e tratá-la com carinho e todas as vezes que estivermos na praça faremos uma saudação ao nosso Pau Brasil”, disse Luiz Chaves.

A marcha, que contou com uma parada na Praça da Bandeira, seguiu até a Praça da Liberdade entoada por gritos de protesto em defesa do meio ambiente. Os jovens atraíram os olhares de motoristas, comerciantes e pedestres que paravam para observar, apoiar e aplaudir a iniciativa.

Durante todo o percurso os participantes contaram com a animação de um carro de som, além do importante auxilio da Fanfarra Municipal e do Bloco Alvaro Salles, que estimulavam a caminhada com seus instrumentos de percussão. 

Apresentações

Ao realizarem a primeira parada, na Praça da Bandeira, e na finalização da caminhada, na Praça da Liberdade, as equipes que disputam o “Projeto Socioambiental 2015” puderam apresentar os números artísticos do evento e foram pontuadas pela equipe de avaliadores do ECOS.

Os jovens puderam representar, através de músicas, poemas, peças teatrais e danças, um pouco do trabalho que estão desenvolvendo, em prol do meio ambiente, durante todo o ano de 2015 em suas escolas.

O futuro do planeta

A caminhada contou ainda com a presença de crianças entre 7 e 9 anos que compõem o Projeto Pingo D’água, do Colégio Tiradentes. Atentos aos problemas ambientais vigentes e preocupados com o futuro de nosso planeta, os pequenos percorreram todo o trajeto em cima do caminhão dos Bombeiros entoando gritos de preservação da água.

“A gente pede pra todo mundo economizar água para que a água do planeta seja preservada e não falte pra ninguém, para que a gente tenha uma boa vida”, destacou Raiane Isabelle Batista Pinto, de 8 anos. Para Ana Luiza Santos Barbosa, também de 8 anos, a caminhada é importante para alertar a todos sobre a falta d’água. “Nós do Projeto Pingo D’água pedir para pessoas economizarem, fechando a torneira quando estão escovando os dentes e desligando o chuveiro quando estão ensaboando”, completou Ana Luiza.

Para o reitor Paulo Humberto Stumpf SJ., a Caminhada Ecológica serve para dizer que acreditamos e que faremos a nossa parte em defesa do meio ambiente. “Dom Helder Câmara dizia que ‘nada faz mais amigos do que caminhar juntos sob uma mesma bandeira’”, concluiu o reitor.

O professor Elmo Júlio de Miranda, representante e responsável pela divulgação do Movimento, proferiu um discurso de agradecimento a todos os professores, diretores e alunos das escolas presentes, além do apoio oferecido pela Dom Helder, pela Polícia Militar de Minas e Gerais e o Corpo de Bombeiros. E ainda ressaltou a importância de ações como as promovidas pelo ECOS. “A caminhada que realizamos tem como objetivo conscientizar a população. Nosso alerta é para que as comunidades, o entorno, o jovem, o idoso e a criançada estejam cientes da escassez de nossos recursos naturais e saibam que se não houver um compromisso cidadão, em seu exercício da cidadania, não conseguiremos levar a biosfera terrestre a uma vida plena. E todos nós sabemos , sem nenhuma dúvida, que juntos podemos”, avaliou Elmo.

Publicado em: ECOS