Desenvolvimento sustentável depende do turismo


Desenvolvimento sustentável depende do turismo, diz ONU

    Capacidade de gerar empregos e promover a cultura local é uma das grandes aptidões do setor, segundo a Organização das Nações Unidas. Turismo foi citado em documento aprovado por 150 líderes mundiais na última sexta-feira (25)

    Por Gustavo Henrique Braga

    Turismo foi reconhecido como essencial para o desenvolvimento sustentável. Crédito: Roberto Stuckert Filho/PR
    Turismo foi reconhecido como essencial para o desenvolvimento. Crédito: Roberto Stuckert Filho/PR


    A cúpula das Nações Unidas, que reuniu cerca de 150 líderes mundiais, entre eles a presidenta Dilma Rousseff, reconheceu o turismo como uma das atividades essenciais para o desenvolvimento sustentável no mundo. Entre os 17 objetivos e 169 metas aprovados na sexta-feira (25), em Nova York (EUA), para serem cumpridos até 2030, o setor foi considerado essencial pela capacidade de gerar empregos e promover a cultura local, além de estratégico para monitorar os impactos e gerir os recursos naturais.

    Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a inclusão do setor em um documento que aponta caminhos para o futuro da nação comprova a importância do turismo como vetor de geração de emprego e renda. “O turismo tem grande potencial de gerar renda e desenvolver comunidades locais, valorizando o patrimônio genuíno do país”, disse.  

    O secretário-geral, da OMT Taleb Rifai, afirmou que o documento é o ponto de partida e que agora é necessário colocar em prática as ações que promovam políticas e estratégias de negócios que monitorem e minimizem os efeitos negativos do desenvolvimento do turismo.

    A sustentabilidade é uma das premissas do Ministério do Turismo. Desde 2004, a pasta desenvolve programas para valorizar e inserir a sustentabilidade no setor. Entre as ações já realizadas estão o Programa de Regionalização, o Programa Talentos do Brasil Rural, o Viaje Legal, a Produção associada ao turismo (artesanato e turismo de base comunitária, entre outros) e o Programa Turismo Acessível.

    Em 2004, o Ministério lançou o Programa Turismo Sustentável e Infância com foco no enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes no turismo brasileiro. Desde 2004, foram distribuídos 6 milhões de materiais informativos sobre a campanha.

    Fonte: Turismo