MOVIMENTO ECOS, EXPERIÊNCIA (RE) INOVADORA NA QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL


O Movimento ECOS é um projeto socioambiental, que utiliza de atividades educativas realizada por alunos e professores de algumas Escolas Públicas e Privadas, com o objetivo de promover a consciência ambiental. Tem por objetivo discutir transversalmente, de modo duradouro, a implementação de novos valores e condutas, tanto individuais como coletivas, que de alguma maneira contribuam para uso responsável e sustentável dos recursos naturais, agindo solidariamente não só com as gerações atuais mas também com as que estão por vir.

No primeiro momento, foi feito contato com algumas escolas com a finalidade de efetivar o Acordo de Cooperação entre a Secretaria de Educação de Minas Gerais e o Movimento ECOS, ampliando o número de Escolas Estaduais participantes. Após o aceite da Direção das Escolas, as Equipes do Movimento ECOS iniciaram os trabalhos nas instituições. Cada professor Coordenador apresentou o Movimento, bem como as ações e objetivos, aos professores orientadores de cada Escola. Os coordenadores também auxiliaram na formação das equipes, na elaboração do Pré-projeto e, por fim, orientaram para a concretização do Projeto. Em tão pouco tempo é possível notar o engajamento das equipes das Escolas dispostas a discutir as questões ambientais e tentar fazer a diferença.

A cada mês será apresentada um testemunho ou entrevista de membros de cada escola coordenada pela Prof. Coordenadora Lívia Maria Cruz Gonçalves de Souza e pela Monitora Coordenadora, graduanda do curso de Direito, Larissa Martins Alves dos Santos.

O destaque deste mês vai para as escolas: E.E. Bernardo Monteiro, E.E. Padre João de Matos Almeida, Escola Estadual Walt Disney e Colégio Tiradentes da PMMG (Unidade Gameleira). Confira as entrevistas e depoimentos de professores e diretores de cada uma.

Entrevista com a Diretora da Escola Estadual Bernardo Monteiro

Diretora: Gioconda

Professor Orientador: Paulo Zordan

Prof. Coordenadora do ECOS: Lívia Maria Cruz Gonçalves de Souza

Bolsista: Vânia Cristina dos Santos

  1. Você pode nos contar um pouco sobre a E. E. Bernardo Monteiro?
    A E. E. Bernardo Monteiro oferece o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. Localizada em um bairro de classe média, a escola acolhe alunos de diversos bairros de BH. A estação do metrô do bairro Calafate é o elemento facilitador, contribuindo dessa forma para esse público tão diverso. Temos alguns problemas no entorno da escola. Nossos alunos não têm o sentimento de pertencimento com a comunidade do bairro, o que dificulta o estreitamento de laços e parcerias com a mesma. Muitas vezes, escutamos críticas da comunidade em relação aos nossos alunos. Já foram sugeridas algumas parcerias, mas não obtivemos êxito. A escola está localizada na Praça Dr. Carlos Marques, um local com um ambiente agradável e belo. Mas muitas vezes se torna alvo de depredação por parte de alguns alunos, que danificam aparelhos de ginástica colocados pela prefeitura. Alguns chegam a fazer uso de drogas e é também o local para alguns matarem aula. Fomos procurados por uma moradora recentemente para participarmos do projeto de revitalização da praça. Falei inclusive do Movimento ECOS, ela demonstrou bastante interesse e quer participar apoiando a escola.
  2. O que a escola espera com o movimento ECOS?
    Esperamos que agregue ações positivas na vida dos nossos adolescentes, como adquirir uma postura mais ética em relação ao meio ambiente.
  3. Quais os objetivos a escola espera alcançar com o projeto?
    Despertar no aluno o gosto pela pesquisa, pela participação coletiva em um projeto, entendendo que é um trabalho em grupo e que a participação de todos é de extrema importância. Que haja mudança de comportamento em casa e na escola, contribuindo para um ambiente mais saudável e preservando tudo o que nele existe.
  4. Qual o impacto do projeto na vida dos discentes, docentes, funcionários e sociedade?
    Por enquanto apenas muita curiosidade. Em virtude da greve, paralisação e pontos facultativos, o trabalho teve muitos recortes.

Entrevista com o Professor Orientador da Escola Estadual Padre João de Matos Almeida

Professor Orientador: Reginaldo Gomes Moraes

Diretor: Adimar Fonseca da Silva

Prof. Coordenadora do ECOS: Lívia Maria Cruz Gonçalves de Souza

Bolsista: Thais dos Santos Vieira

  1. Este é seu primeiro ano no Movimento ECOS, quais as suas perspectivas sobre tudo já feito até agora?
    Sim, este é o primeiro ano no Movimento ECOS.
    As perspectivas são as melhores possíveis, pois tenho formação na área ambiental e, de alguma forma, estarei trabalhando em prol dos projetos relacionado ao tema. Dentre outras perspectivas, esperamos que os alunos valorizem os espaços da escola e aprendam a valorizar e conhecer produtos alternativos que respeitem o meio ambiente.
  2. O que você considera mais significativo dentre as propostas feitas pela equipe?
    As ações propostas pela equipe contribuirão para que a escola se torne ainda mais um ambiente em que o aluno esteja comprometido com o espaço onde vivem boa parte de suas vidas. Suas contribuições dentro de cada ação prevista pelo projeto ECOS são significativas para seu amadurecimento e comprometimento com o meio ambiente. Eles também irão aprender a planejar e executar tarefas estabelecidas.
  3. O que você espera da sua equipe? E da equipe de bolsistas e professores ECOS?
    Esperamos que os alunos aprendam a trabalhar em equipe e foque nos objetivos. Almejamos que a equipe Escola Estadual Padre João de Mattos Almeida tenha muito empenho, comprometimento, responsabilidade e trabalho, para tornarmos a escola ainda melhor dentro das ações previstas. Da equipe bolsista e professores ECOS, todos da equipe E.E.P.J.M.A esperam o apoio necessário para o desenvolvimento deste projeto.
  4. Qual é o maior desafio enfrentado como professor orientador?
    O maior desafio enfrentado como professor orientador é conseguir colocar em prática todas as ideias/ações que surgiram no início do projeto.
  5. Qual o maior desafio enfrentado pela equipe até agora?
    Os maiores desafios enfrentados com a equipe até agora são as datas, pois dentro de um cronograma surgiram greves, paralisações, que interferiram diretamente no andamento do trabalho da equipe (E.E.P.J.M.A).

Testemunho da Escola Estadual Walt Disney

Vice Diretor: Marco Aurélio Oliveira

Professora: Soraia Batela

“A implantação do Projeto ECOS na E. E. Walt Disney proporciona a nossa comunidade escolar uma maior interação entre o meio ambiente, escola e comunidade, criando a consciência em nossos alunos e a responsabilidade em cuidar de seu ambiente, além de incentivar a prática da cidadania.”

Testemunho do Colégio Tiradentes da PMMG (Unidade Gameleira)

Professora: Kelly Assis

Diretor Pedagógico: Daniel Avelar

“O Movimento Ecos é uma iniciativa louvável que vem possibilitando à comunidade escolar do Colégio Tiradentes Unidade Gameleira a reflexão sobre ideias e sobre os hábitos que conduzem a sociedade rumo à destruição. Esse projeto nos trouxe a oportunidade de ressignificar e de nos reposicionar de forma crítica, responsável e criativa, pautados em valores alinhados com a sustentabilidade e com o direito de proteção à vida acima de todas as outras ambições. Além de favorecer a equidade e inclusão social, promovidas através da concessão de bolsas de estudos na faculdade Dom Helder Câmara, esse trabalho pode tornar real o sonho de muitos dos nossos alunos que vislumbraram ao longo da vida cursar uma faculdade de excelência.”

Escolas coordenadas pela Monitora Larissa Martins Alves dos Santos:

  • Escola Estadual Flávio dos Santos;
  • Escola Estadual Walt Disney;
  • Escola Estadual Ordem e Progresso;
  • Escola Estadual Maestro Villa Lobos;
  • Escola Estadual Maurício Murgel;
  • Escola Estadual Olegário Maciel;
  • Colégio Tiradentes da PMMG – Unidade Prado;
  • Colégio Tiradentes da PMMG – Unidade Gameleira;
  • Colégio Tiradentes da PMMG – Unidade Minas Caixa.

Escolas coordenadas pela Professora Lívia Maria C. G. Souza:

  • E.E. Bernardo Monteiro;
  • E.E. Cândida Cabral;
  • E.E. Cândido Portinari;
  • E.E. Cristiano Machado;
  • E.E. Dom Cabral;
  • E.E. Geraldo Jardim Linhares;
  • E.E. Manuel Casasanta;
  • E.E. Nossa Senhora Aparecida;
  • E.E. Padre João De Mattos Almeida;
  • E.E. Professor Morais;
  • E.E. Professora Maria Do Socorro Andrade.
Publicado em: ECOS