A Semente do Bem


Por Ciangeli Clark

Superar desafios e reescrever a história das escolas públicas é uma das propostas do Movimento Socioambiental EcoDom. Buscar novos caminhos e ideias, transformar e empreender são a essência do projeto e se traduzem em propostas concretas que modificam o modo de pensar, agir e se relacionar com o meio ambiente de municípios mineiros.

Para alcançar os objetivos, é necessário demostrar que as equipes podem fazer a diferença, o que tem sido observado no entusiasmo dos participantes ao desenvolver as tarefas nos meses de junho e julho. Entre as atividades realizadas, destaca-se a realização de festas juninas, resgatando uma tradição nacional, com quadrilhas, pescaria, barraquinhas de comidas típicas.

Não podemos deixar de relatar que as festas juninas foram a culminância de projetos desenvolvidos em algumas escolas, verdadeiros espaços de conhecimento, de pesquisa e aprendizado. As atividades nos levam a refletir sobre quão criativos e engajados são os alunos e foi possível constatar a alegria dos professores nucleadores, que se desdobraram para que tudo saia perfeito em suas escolas.

O professor João Cesário Neto, da Escola Estadual Imperatriz Pimenta, conta que “toda a decoração foi feita aproveitando e reciclando materiais utilizados em outras atividades, um verdadeiro mutirão que transformou e enfeitou a escola para a festa”.

A professora Gislene Patrícia Costa, da Escola Estadual João Bosco Penido Burnier, esclarece que “a equipe EcoDom vem mobilizando toda a escola em busca de doação de materiais reciclados”, acrescentando o último sábado letivo foi dedicado a realizar tarefas do projeto.

Entre as muitas atividades, merecem menção a arrecadação de doações, a criação e plantio das hortas, a execução de varias oficinas com material reciclado, a pintura e a confecção de murais que, inclusive, divulgam o EcoDom. Nas escolas, é possível constatar evolução na forma de pensar e agir dos alunos e da comunidade, com preocupação maior sobre o destino das decorações feitas, bem como sua reutilização em outros momentos. Tudo isso deixa claro que estamos no caminho certo: adubar e irrigar a semente do bem, para que, em breve, todos os cidadãos possam indagar, avaliar e refletir sobre como estamos cuidando do meio ambiente, um patrimônio de todos.

Edição – Equipe EcoDom