Atividades do Movimento EcoDom envolvem e motivam as equipes


Por Ciangeli Clark

O Movimento EcoDom proporciona às Escolas Estaduais de Minas Gerais e Região Metropolitana o poder de pensar, idealizar, agir e avaliar. Neste momento, o que está em pauta é a execução dos projetos e a verificação dos resultados das atividades implantadas.

Com o retorno do recesso escolar de julho, as equipes EcoDom retomaram o projeto muito animados. O mês de agosto promete agitação, já que no calendário está marcada a primeira atividade presencial no segundo semestre, o “2º Seminário da Pegada Ambiental de 2019”. Neste evento, a coordenação do EcoDom espera a presença dos diretores e vices, do professor orientador e do aluno representante da equipe de todas as escolas.

De grande importância institucional, o seminário vai tratar de vários assuntos: as tarefas do Projeto Socioambiental, os dados da Pegada Ambiental, os novos editais autônomos e o Campeonato Estadual de Matemática (CEM). O representante da equipe EcoDom deve colocar o nome dos participantes em uma tarefa específica na plataforma até o dia 19 de agosto de 2019.

É bom lembrar também que o prazo final para a publicação da “4ª Tarefa – Monitoramento e resultados parciais das atividades desenvolvidas na escola” é até o dia 16 de setembro 2019. As equipes devem descrever as atividades desenvolvidas e os resultados parciais alcançados até a data da postagem, comprovando as ações na plataforma por meio de documentos e fotos. São esses recursos que possibilitarão à comissão avaliadora mensurar a tarefa com critério. Lembre-se: Quem avalia não conhece seu trabalho, a equipe é quem pode demostrar e comprovar sua capacidade e empenho.

Os editais autônomos, do “Festival de Dança EcoDom” e “Concurso de Fotografia Garota e Garoto EcoDom” vêm ganhando espaço entre os jovens a partir de suas características interativas. O novo formato desafia todos a serem ainda mais criativos e inovadores. A participação das escolas tem a função de mobilizar a comunidade escolar, com objetivo de finalizar as tarefas. Vale a pena ler e buscar o envolvimento de outros professores no desenvolvimento dos editais.

A “Pegada Ambiental” também precisa do olhar mais apurado das equipes. O prazo final para o lançamento dos dados na plataforma é 30 setembro de 2019.

Como é possível constatar, o Movimento EcoDom trabalha a educação ambiental de maneira ampla, participativa e dinâmica, sempre fiel ao seu lema: “Juntos, podemos mais!”.

Edição – Equipe EcoDom