Por que escolher a Dom Helder e a EMGE?


Por Evaldo Júnio

A Dom Helder e a EMGE, que fazem parte da Rede Internacional de Universidades Jesuítas, oferecem os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Civil e Direito, sendo as duas instituições sem fins lucrativos, que revertem suas rendas para os alunos, oferecendo-lhes conforto e qualidade no ensino.

As faculdades oferecem uma biblioteca ampla, com grande variedade de materiais em áreas conexas aos cursos, possibilitando uma formação completa aos estudantes, permitindo o acesso, por meio presencial e virtual, a mais de cem mil exemplares de livros. As salas de aulas são espaçosas, confortáveis e bem equipadas com a melhor tecnologia – notebooks, computadores, tablets e outros. Os professores são competentes e qualificados.

As instituições contam ainda com um excelente espaço de convivência e descanso, equipada com pufes, televisão e sala de jogos com vídeo games, mesas de sinuca, totó e muito mais.

A Dom Helder é uma instituição de excelência e focada no ensino personalizado da Graduação ao Doutorado, permitindo honrar o compromisso de qualidade. Esse é mais um dos motivos pelos quais obteve conceito máximo em todas as avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão avaliador do Ministério da Educação (MEC).

Em 2019 foi novamente contemplada com o selo da OAB-Recomenda, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil e que avalia o desempenho no Exame Nacional dos Estudantes (ENADE/INEP) e o Índice de Aprovação no Exame de Ordem. E ainda, no mesmo ano, o Direito Integral teve aprovação de 100% dos alunos no referido exame da OAB.

A instituição conta ainda com o Núcleo de Ensino Personalizado (NEP) em que os professores, psicólogos, educadores e demais colaboradores levam a sério a condição do estudante, a fim de valorizar seus esforços, entender suas necessidades e potencializar suas capacidades. Da mesma forma, o Centro de Simulação de Intercâmbio (CSI), que é responsável por promover atividades extraclasse aos alunos, como o intercâmbio.

Ademais, a Unidade III, localizada próximo ao Parque do Rola Moça, em Brumadinho/MG, é equipada com auditório, capela, chalés, quadras de esportes, piscinas, sauna, vestiários, hidromassagem e espaço gourmet para a realização de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, bem como, para eventos esportivos, artísticos, culturais e de espiritualidade, tudo isso junto à natureza.

A EMGE também possui nota 5 no MEC para os cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação. Os laboratórios, com tecnologia de ponta, promovem formação de excelência, capacitando os futuros profissionais para o mercado de trabalho, cada vez mais diversificado e desafiador.

Diante disso, conheça os laboratórios: o de Elétrica, para a realização de projetos e experimentos, bem como o laboratório de informática, que é equipado com notebooks de última geração, garantindo mobilidade, funcionalidade e modernidade às aulas por meio de projetores interativos para uso dos professores e alunos. Da mesma forma o laboratório de Física, que possui ampla variedade de novos materiais, garantindo um ensino de excelência em Mecânica, Ondulatória, Magnetismo, Ótica e Termodinâmica, entre outros assuntos pertinentes ao curso. E ainda o Laboratório de Química, com infraestrutura moderna e completa para a execução de experimentos práticos.

O curso de Engenharia Civil da EMGE prepara os seus discentes para o sucesso profissional, com conhecimentos técnicos e valores humanos. O curso ofertado é essencial para a economia do país, portanto, mesmo em momentos de crise, o volume de oportunidades se mantém em alta, sendo possível a atuação em construtoras, escritórios de engenharia, indústrias e muito mais, sendo vastas as áreas de atuação, como Construção Civil, Geotecnia, Perícia, Educação e Pesquisa e muitas outras.

Já o curso de Ciências da Computação da EMGE proporciona o melhor da tecnologia usada pelas grandes empresas no mercado de trabalho. Também trata-se de uma área em expansão, pelo fato do mundo estar se tornando cada vez mais tecnológico, podendo o profissional atuar em diversas áreas, dentre elas: banco de dados, sistemas operacionais, segurança da informação, desenvolvimento de inteligências artificiais e muitas outras.

Para o curso de Arquitetura e Urbanismo, a EMGE foi ampliada com a criação de espaços tecnológicos para atender às necessidades de cada área. Este é o caso do Innovation Lab, equipado com computadores da Apple conhecidos pelo alto desempenho e qualidade.

O curso de Arquitetura e Urbanismo prepara você para planejar, projetar e desenhar espaços urbanos, de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os estudantes também aprendem técnicas de edificações, estruturas, fundações, instalações elétricas e hidráulicas, entre outras.

Além de todos esses benefícios, com ensino e infraestrutura de excelência, a Dom Helder e a EMGE oferecem bolsas de estudo de até 100% para o ingresso no primeiro semestre de 2022.