Dom Helder canta e dança com o Ecos


MOVIMENTO ECOS 2022: O PROJETO SOCIOAMBIENTAL VOLTA COM O FESTIVAL DE DANÇA

Ao longo da história, percebemos uma grande variedade de ritmos musicais e de expressões corporais, e a dança é uma das mais antigas manifestações entre os povos. Ela é relatada nos ritos religiosos e nas comemorações festivas em todos os tempos. Contamos com ritmos clássicos apreciados por muitos e suas infinitas variações que geraram vários novos estilos. Temos alguns que caracterizam regiões, como, por exemplo, a dança flamenca na Espanha, o fado em Portugal e o cancan na França. No Brasil, temos ainda expressões regionais bem distintas. O carimbó no Norte, frevo no Nordeste, o congado em Minas, o fandangos no Sul, a cátira no Planalto Central e as lindas festas juninas em todas as regiões. E contamos com a expressão que mais representa o país: o samba.

Com o passar das décadas, surgiram as manifestações modernas, as danças urbanas, como funk, breaking, hip-hop, flach mob, dentre tantas.

A partir do tão variado leque de opções, disponibilizamos aos nossos parceiros o Festival de Dança. Depois de dois anos adormecido devido aos impactos provocados pela pandemia, o projeto Ecos volta com toda a força e disposição na organização da atividade que mais mobiliza as entidades integrantes e parceiras. Trata-se de um evento em que as equipes podem expressar sua arte, estilo e cultura.

Esta edição do Festival de Dança é uma exaltação e resgate ao movimento Dança de Rua, por trazer em sua essência estilos com muita liberdade dentro de recriações, conforme as culturas das comunidades locais. Sendo uma forma de reconhecimento à arte, também colabora no processo de autoestima e inserção social, incentiva o trabalho em grupo e o desenvolvimento de competências e habilidades, pois a dança é uma das formas de expressões que abrem caminhos aos jovens e possui aspecto de protagonismo e de despertar prazer, alegria, pertença dentro de seus próprios valores e sentimento.

Lembrando que a Dança de Rua nasceu em várias partes do mundo, e temos o exemplo dos Estados Unidos, onde os guetos de imigrantes sentiam a necessidade de expressar sua cultura através da dança, sendo as ruas o seu palco. Esses movimentos surgidos trouxeram a libertação cultural e social, valorizando as diversidades dos povos.

Por vários anos, o Festival de Dança abrilhantou os palcos em festividades do Movimento Ecos, mostrando toda a capacidade e a arte de jovens alunos, orientados por seus professores. A última edição aconteceu em 2019, com cinco equipes finalistas com muita técnica no estilo, beleza e harmonia, tornando difícil a escolha dos vencedores.

Como todas as atividades do projeto Ecos, o evento, em todas as fases, desde o organizacional à apresentação final, tem o apoio da Escola Superior Dom Helder Câmara.

As mais de duzentas instituições parceiras estão mobilizando suas equipes com ensaios, recriando os estilos do hip-hop, seguindo as normas estabelecidas no respectivo edital de 2022, conforme a página do Ecos.

A atividade será essencial em 2022, pois traz a volta da arte presencial no projeto, do coletivismo, reintegra à realidade para os jovens, os professores e comunidades e a participação e envolvimento de todos, após interromper o edital por dois anos sem as apresentações que encantaram os palcos com a dança.

Texto por Ciangeli Clark e Elmo Júlio de Miranda e Souza