Movimento Ecos celebra destaques de 2022


O Movimento Ecos promoveu, no último sábado (26), uma bonita e emocionante festa para marcar o encerramento das atividades de 2022 e premiar as instituições que se destacaram nas atividades propostas no decorrer do ano. A Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira foi a grande vencedora do Festival de Dança Ecos 2022. Já o estudante Arthur de Paula, do Colégio Eccellente, conquistou o primeiro lugar no concurso Redige-Ecos. O evento, realizado no auditório da Dom Helder, também premiou as escolas que participaram do projeto Socioambiental e entregou as certificações da Pegada Ambiental.

Confira os resultados completos ao final da notícia!

O discurso de abertura foi proferido pelo vice-reitor da Dom Helder, professor Franclim Brito, que representou o reitor Paulo Stumpf SJ. “É uma enorme satisfação ver tantos jovens, em um sábado de manhã, em prol de uma causa tão nobre, que é promover a sustentabilidade e a continuidade da nossa vida no planeta que habitamos”, afirmou Franclim. O vice-reitor também lembrou o momento de grandes transformações vivido pela Escola em 2022, com a fusão da Dom Helder e EMGE, e o lançamento de cinco cursos tecnólogos para o próximo ano.

O professor Francisco Haas, pró-reitor de Extensão da Dom Helder e coordenador do Movimento Ecos, falou sobre o desafio de retomar as atividades do Movimento Ecos de forma presencial, em 2022, e a alegria em levar o projeto para mais de 300 instituições de ensino médio, das redes pública e privada, contribuindo para o desenvolvimento da Escola Sustentável em Minas Gerais. “Gratidão às 203 instituições que se credenciaram neste ano e participaram das atividades. Aproveito também para lembrar uma nova e importante parceria – o credenciamento nas Trilhas do Futuro para a formação de servidores nos cursos de doutorado, mestrado e especialização em Educação Ambiental da Dom Helder”, apontou Francisco Haas. O professor anunciou ainda que a renovação da cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), para o período de 2023 a 2028, está em sua etapa final.

Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Izabella Cavalcante Martins, a renovação da parceria é motivo de grande alegria. “Agora em uma perspectiva de ampliação, para o atendimento a mais municípios, e um número maior de escolas e estudantes, que vão ter a oportunidade de participar de tantas atividades que foram tão importantes para todos. (…) Agradeço e parabenizo a Dom Helder pelo empenho e compromisso na efetivação e continuidade da parceria”, destacou Izabella.

Também discursaram a professora Leila da Silva Miranda, da E. E. Pedro II, representando as escolas estaduais; o professor tenente Márcio Magalhães Mangabeira, da Rede Tiradentes de Ensino; a professora Aline Campos Figueiredo, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Sabará; e Simone Novaes, do Sistema Piaget de Ensino. O evento contou ainda com a presença da deputada estadual Ana Paula Siqueira e do vereador José Ferreira, além de estudantes, professores e diretores das escolas parceiras e integrantes da comunidade acadêmica da Dom Helder.

Festival de Dança

O 3º Festival de Dança do Movimento Ecos contou com 73 equipes participantes em 2022, das quais cinco foram classificadas para a grande final do último sábado (26). A Escola Estadual Três Poderes realizou apresentação especial para a abertura da competição, seguida pelas performances das cinco equipes finalistas. Confira abaixo os resultados:

Redige-Ecos

O concurso Redige-Ecos deste ano recebeu mais de 10 mil redações, elaboradas por estudantes de 102 escolas. Os 15 melhores foram premiados no último sábado (26), confira:

Projeto Socioambiental

O Movimento Ecos, através do Projeto Socioambiental, tem por missão apoiar e incentivar a disseminação e a multiplicação da Educação Ambiental por meio de ações socioculturais e socioambientais nas instituições de ensino básico, promovendo uma programação diversificada e participativa, bem como o acesso à educação no nível superior por meio de bolsas de estudos concedidas pela Dom Helder. As escolas com os três melhores desempenhos ao longo de 2022 foram:

Pegada Ambiental

A III Certificação da Pegada Ambiental buscou estruturar nos educandários um projeto de Educação Ambiental com base na análise do uso, consumo e descarte dos recursos ambientais no seu espaço, tendo por base os indicadores desenvolvidos pelo “Grupo de Iniciação Científica do Movimento Ecos” e legitimar essa participação com os selos de “Menção Honrosa, Cobre, Bronze, Prata, Ouro, Platina e Diamante”. Confira as 15 escolas certificadas em 2022:

Fotos FESTA SOLENE ECOS 2022: