ECOS: Vencedores da Pegada Ambiental visitam Inhotim


No dia 27 de janeiro, a escola vencedora do Pegada Ambiental 2022, projeto do Movimento Ecos, visitou o Inhotim – maior museu a céu aberto do mundo, segundo o New York Times. Fizeram parte da visita sete alunos do ensino médio da Escola Estadual General Carneiro.

A visita guiada compôs os prêmios do projeto e foi muito proveitosa. Os jovens conhecerem obras de artistas renomados nacional e internacionalmente, acompanhados do professor da escola Diógenes Kretli, do professor da Dom Helder José Cláudio e do guia Adriano.

Tainá Costa, aluna da E. E. General Carneiro, comentou que tinha muito interesse em conhecer o Inhotim e viu o prêmio como uma grande oportunidade. Ela ficou encantada com a biblioteca, as paisagens, as plantas, as curiosidades sobre o local e as galerias que visitaram. “A do Cildo Meireles era uma das que eu mais queria ir, porque fiz um trabalho de artes sobre ele, então queria muito ver as obras dele de perto – já que eu só tinha visto fotos e vídeos – e foi muito bom ver elas pessoalmente”, disse. Tainá se sentiu muito feliz e grata pela oportunidade.

 

O projeto

A Pegada Ambiental e o Movimento Ecos, promovidos pela Dom Helder, são fundamentais para despertar no aluno o interesse pela preservação e conscientizá-lo sobre a importância de tudo que nos envolve. Segundo Diógenes, professor da EEGC, a participação da escola traz reconhecimento à comunidade e incentiva tanto o corpo docente, quanto o discente. A atuação nesses projetos melhora o relacionamento e ensina os estudantes a vencerem os desafios, preparando-os para a vida. Ele ressaltou: “2022 marcou o retorno presencial pós-pandemia, e a participação dos alunos foi surpreendente, apesar de algumas dificuldades internas de ajustes pedagógicos e técnicos, que se fez necessário para o resgate das atividades práticas”.

A E. E. General Carneiro ganhou também um dia de lazer na unidade III da Dom Helder, em Casa Branca, Brumadinho. “A premiação é um incentivo e, independente do resultado, essa parceria firmada com a Escola Superior Dom Hélder Câmara proporciona às instituições conscientização ambiental, interações e aprendizado, ética e cidadania, levando-nos ao reconhecimento e satisfação”, completou Diógenes.

Confira os registros das visitas.