Vem aí o Movimento Ecos 2023 em prol da sustentabilidade nas instituições mineiras


Na próxima segunda-feira (3), a coordenação fará a primeira REUNIÃO DE FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ECOS 2023.

O MOVIMENTO ECOS EM 2023 tem como objetivo levar educação socioambiental de qualidade para todas as instituições credenciadas em nossa plataforma. Neste viés, retoma suas atividades com editais remodelados, novas parcerias, colaboradores e muitas novidades para todos os envolvidos.

A continuidade do Ecos conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), que renovou a Cooperação Técnica através do Processo SEI nº 1260.01.0163111/2022-73, assinado em 25 janeiro de 2023, com vigência até o ano de 2028. A parceria vem proporcionando o diálogo de preservação ambiental com instituições públicas e privadas em vários municípios mineiros.

O Movimento Ecos almeja a efetivação do desenvolvimento da escola sustentável em Minas Gerais, com a temática geral para o ano de 2023 “Manejo e preservação das bacias hidrográficas”, mediado pela interdisciplinaridade, transversalidade e vivências dos alunos e professores com as questões socioambientais pertinentes ao uso, conservação e desperdício do recurso natural da água.

A água é essencial para todos os seres vivos. Por isso a importância das instituições educacionais na efetiva participação na preservação dos córregos, rios e cursos d ‘água que possibilitam a formação das bacias hidrográficas, através de uma educação socioambiental de qualidade.

Na próxima segunda-feira (3), a coordenação fará a primeira REUNIÃO DE FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ECOS 2023 – momento privilegiado para orientar, esclarecer as diretrizes e regulamentos, bem como as novas estratégias do Projeto Ecos 2023. Também iremos acolher os novos bolsistas, oriundos das escolas parceiras através do programa de bolsa da Dom Helder.

Já no dia 15 de abril, às 9h, no auditório da Dom Helder, realizaremos o XII SEMINÁRIO DO MOVIMENTO ECOS 2023, lançamento oficial do Projeto Socioambiental de 2023. Os convites às instituições já estão sendo enviados e contamos com a presença dos diretores, professores e alunos para que nosso encontro seja um sucesso.

Para efetuar o credenciamento, basta acessar nossa página e fazer sua inscrição. Aos demais interessados que ainda não conhecem ou queiram esclarecimento, entrem em contato com a coordenação do Movimento, pelo e-mail: extensao@domhelder.edu.br, solicitando que um analista do projeto entre em contato. Encaminhe o nome completo, telefone celular e e-mail, identificando a instituição a ser credenciada.

O Movimento Ecos está pronto, aguardando vocês! Confira as Diretrizes e o Regulamento do Movimento Ecos 2023 aqui e inscreva sua instituição para o XII Seminário aqui.

VAMOS ECOAR OS ECOS DA SUSTENTABILIDADE E DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.

 

Texto por: Ciangeli Clark, Elmo Julio de Miranda, Larissa Martins – Analistas Ambientais do Movimento Ecos