Dom Helder e parceiros lançam o XII Seminário do Movimento Ecos 2023


Com o tema “Desenvolvimento da Escola sustentável em Minas Gerais: manejo e preservação das bacias hidrográficas” a Dom Helder, em parceria com colégios particulares e escolas públicas Municipais, Estaduais e Federais e com a Cooperação Técnica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais realizou neste sábado (15), o XII Seminário de Lançamento do Movimento Ecos 2023.

O professor Luiz Chaves, que introduziu o encontro, deu início ao evento chamando a banca formada pelo reitor da Dom Helder, Paulo Humberto Stumpf, pelo coordenador geral do Movimentos Ecos, Francisco Haas, e pela professora Fabiana dos Santos, representante do estado da educação. O reitor da Dom Helder, professor Paulo Umberto Stumpf, iniciou agradecendo a presença de todos: “Saúdo com muito afeto a presença das escolas parceiras, dos docentes e direções dos colégios, especialmente a professora Fabiana dos Santos, que está representando o secretário de estado da educação”. Ele frisou ainda que este evento acontece em um momento muito especial: “Este ano a Escola Superior Dom Helder Câmara completa 20 anos de existência, e neste ano promovemos a incorporação entre a Dom Helder e a Escola de Engenharia EMGE. E também em 2023 se consolidam efetivamente aqui na Dom Helder as atividades do projeto Trilhas do Futuro, que abre portas para o Movimento Ecos”.

O coordenador geral do Movimento Ecos, professor Francisco Haas, destacou que a edição de 2023 abraça o desafio de expandir as atividades socioambientais para todo o estado de Minas Gerais. Segundo ele, o principal desafio deste ano é desenvolver uma escola sustentável em Minas. Haas externou sua gratidão às 207 escolas que no ano passado aderiram ao Movimento: “O projeto está para além das fronteiras regionais, metropolitanas e estaduais; hoje, através das atividades produzidas pelo Movimento, alcançamos abrangência nacional”.

Para a Professora Fabiana dos Santos, representante de Estado da Educação, o projeto sempre tem propostas muito antenadas às necessidades das escolas, com a atualidade e compromisso com a formação dos cidadãos. Fabiana destacou a importância de mais um ano de parceria da Secretaria de Educação com a Dom Helder. Ela agradeceu o empenho de todos para esse momento acontecer e desejou que as escolas sejam cada vez mais participativas dentro do Movimento Ecos.

Participaram do evento também Alexandre Pacheco, assessor da deputada Ana Paula Siqueira, o professor Paulo Figueiredo, Presidente interino da Fundação de Ensino de Contagem, a representante de rede de colégios Tiradentes, professora Ana Carla Drummond, a professora Elaine dos Santos, do Centro Estadual de Educação Continuada, o Cesec, e a professora Ana Claudia Cardoso Lopes, representante de todas as escolas estaduais.
O segundo bloco do evento ficou reservado para informações a respeito do credenciamento e editais autômos. Francisco Haas apresentou o regulamento do Movimento Ecos 2023, enquanto o professor Elmo Julio ficou com a parte das Diretrizes do Movimento. Para este primeiro semestre, os editais autômos discorridos foram: o 4º concurso de redação ‘Redige-Ecos”, apresentado pela professora Ciangeli Clark, o 5º concurso estadual de matemática, comentado pela professora Camila Martins, do CSI, e a Pegada Ambiental e Certificação Científica, por Zé Claudio e Lívia. Já para o segundo semestre o professor Elmo Julio dissertou sobre a Mostra Científica, e o professor Francisco Haas, a 10º Caminhada Ecológica.

Proposta

A proposta geral do Movimento Ecos é trabalhar com “Projeto educacional contextualizado” por meio de “Editais autônomos” que permitam ao jovem aluno instruir, problematizar e oportunizar novos saberes e habilidades em todas as áreas do conhecimento, valorizando a importância da proteção e preservação socioambiental na sociedade. Com o objetivo de diversificar e levar ações e atividades diferenciadas, neste ano o Ecos ofertará os Editais: Pegada Ambiental, Redige-Ecos, Concurso Estadual de Matemática (CEM), Mostra Científica e 10º Caminhada Ecológica – disponíveis em breve.