A sustentabilidade nas instituições de ensino: ações que de fato fazem a diferença


Ciangeli Clark

Elmo Julio de Miranda

Larissa Martins

A Dom Helder Escola Superior, através do Projeto Socioambiental, tem por missão apoiar e incentivar a disseminação e multiplicação de ações socioambientais e socioculturais nas instituições de ensino básico, promovendo uma programação diversificada e participativa. Já conta com várias atividades que podem ser relatadas, replicadas ou adequadas a realidade dos educandários parceiros.

A Professora orientadora do Projeto Ecos Ana Cláudia Cardoso Lopes, doutoranda no “Programa de Pós-graduação da Dom Helder” em “Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável” pelo programa do governo do estado de Minas Gerais “Trilhas de Futuro” relatou sua experiência ao longo dos anos na sua Instituição. A Escola Estadual Guimarães Rosa vem participando do Movimento Ecos desde 2018, com inúmeras ações socioambientais que envolvem a comunidade escolar, além dos moradores do entorno, em um projeto que intitularam como Ecoguimarães e acabou reconhecido na região. A escola promove ações voltadas, especialmente, para a correta destinação dos vários resíduos sólidos, reciclagem e inclusão das questões ambientais no currículo da Educação Básica.

Para desenvolver a ideia, a escola é dividida em equipes que disputam uma ecogincana interna, onde cada material reciclável é considerado uma tarefa, com a valiosa parceria de empresas e ONG’s que darão a destinação adequada a esses materiais.

A exemplo, o óleo de cozinha usado é recolhido pela Arroxim Negócios Sustentáveis, que atua no ramo da fabricação de biodiesel a partir da reciclagem do resíduo, em contrapartida, reverte atividades pedagógicas para a escola, como excursões e oficinas com pauta ambiental. A Inovar ambiental fica responsável por receber os chamados “resíduos perigosos” (pilhas, bateriais, aerossóis, remédios vencidos e lixo eletrônico) e dar a destinação adequada. A ONG Projeto Castração Ecológica recolhe tampinhas de plástico e utiliza o recurso da reciclagem para castrar animais de rua. Já as folhas de ofício usadas têm o objetivo de reutilizar o papel na escola, um recurso, muitas vezes, escasso, e de grande utilização no contexto escolar.

Recentemente, o projeto Lacre do Bem, também parceiro da escola, fez um convite para que os alunos da Equipe Ecoguimarães fossem conhecer suas instalações. Essa visita aconteceu no último dia 30/05 e proporcionou uma experiência maravilhosa para esses estudantes. Lá eles conheceram a história da Júlia, que, aos 9 anos de idade, visitou uma instituição para crianças com deficiências e viu que, muitas dessas crianças ficavam esperando para tomar banho de sol, pois não havia cadeiras para todas. Sensibilizada, Júlia teve a ideia de reciclar lacres de latinhas para arrecadar cadeiras de rodas para doar a essas instituições. O projeto Lacre do Bem, já reciclou 82 toneladas de lacres e doou 872 cadeiras de rodas desde seu início. É um projeto reconhecido nacionalmente, vencedor de várias premiações e traz consigo uma lição de vida, onde uma única ação pode se multiplicar, fazer o bem ao próximo e, também, ao meio ambiente.

Promovendo a formação humana, ambiental e social, o projeto Ecoguimarães desenvolve essas atividades com seus alunos, no intuito de provocar mudanças de hábitos, onde esses jovens possam olhar para o ambiente e se sentirem pertencentes a ele, para aprender a protegê-lo e conservá-lo, em busca de uma sustentabilidade possível.