Alunos bolsistas da Dom Helder Escola Superior colocam o Projeto Pegada Ambiental em movimento.


Pegada Ambiental em movimento.

Autor: João Victor Baptista Magnavita

A preocupação com o meio ambiente é um tema cada vez mais relevante na sociedade contemporânea. Nesse contexto, projetos ambientais desempenham um papel fundamental na conscientização e na busca por soluções sustentáveis. Um exemplo notável é o projeto Pegada Ambiental, que conta com a participação de alunos bolsistas da Dom Helder Escola Superior, os quais visitaram diversas escolas da rede pública de Belo Horizonte e região para coletar dados socioambientais.

Ao adentrarem as escolas da rede pública, os alunos bolsistas tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os professores responsáveis pelas Escolas coletando dados socioambientais relevantes. Um dos aspectos abordados nesse projeto foi a coleta seletiva, que consiste na separação adequada dos resíduos sólidos para sua destinação correta.

Ademais, ainda foram pesquisados dados como a quantidade de lixo e sacos plásticos utilizados para a destinação dos resíduos, e se as escolas visitadas promoviam atividades como a produção de suas próprias hortaliças.

A presença desses bolsistas permitiu a sensibilização das escolas, além de fornecer informações valiosas para a implementação de ações efetivas de coleta seletiva, e demais alternativas ambientalmente aceitas.

Esses dados coletados são fundamentais para avaliar o desempenho socioambiental das escolas e identificar áreas de melhoria, possibilitando a implementação de medidas mais sustentáveis e a conscientização dos estudantes e professores sobre a importância de reduzir o impacto ambiental.

Assim, diante da necessidade em preservar o meio ambiente, projetos como o Pegada Ambiental desempenham um papel crucial na conscientização e na adoção de práticas sustentáveis.

A participação dos alunos bolsistas da Dom Helder Escola Superior nesse projeto demonstra o comprometimento e a responsabilidade desses jovens e da Instituição em contribuir para um futuro mais sustentável. A coleta de dados socioambientais fornece informações valiosas para a implementação de medidas efetivas nas escolas visitadas, além de despertar a consciência ambiental nos estudantes e na comunidade escolar de Belo Horizonte e região. É fundamental que iniciativas como essa sejam incentivadas e ampliadas, a fim de promover uma sociedade mais consciente e engajada na proteção do meio ambiente.

A seguir, imagens das visitas realizadas: