Escolas parceiras seguem o compromisso socioambiental


Professores e funcionários da Escola Municipal Luíza Maria de Souza no evento “Os empreendedores do Luiza Maria”.

Por Elmo Júlio de Miranda E. Souza

Depois de diversos eventos externos ao longo do primeiro semestre do EcoDom 2019, o projeto socioambiental se volta ao seu principal objetivo: as atividades no interior das escolas. Junho chegou com a entrega da segunda tarefa, atividade de extrema importância para o cumprimento do projeto na escola. Trata-se da estruturação das categorias escolhidas pelas equipes, que segmentam e organizam o planejamento das tarefas. As categorias são reciclagem, os resíduos sólidos, papel e a alimentação saudável. Água ou energia são categorias obrigatórias para o cumprimento da tarefa.

Diariamente, as escolas são visitadas pelos professores nucleadores e bolsistas do EcoDom para auxiliar no desenvolvimento das atividades, conforme o regulamento do projeto. Em maio, as equipes tiveram que sensibilizar a comunidade escolar, mobilizando os seus discentes, docentes, funcionários em torno de um objetivo, que busca disseminar a consciência ambiental em sua comunidade familiar.

Com a Pegada Ambiental, os estudantes criam maior consciência sobre os processos de consumo de água, energia, reaproveitamento de materiais, cuidado ao descartar material, alimentação saudável, entre outros.

As equipes concretizaram as atividades previstas na segunda tarefa, planejando, organizando e criando melhorias no espaço escolar e seu entorno. Como exemplo desta mobilização, devido a epidemia da dengue, que está intimamente ligada aos condicionamentos ambientais, a Escola Estadual Manoel Martins, localizada em Venda Nova, luta contra a proliferação desse mal na escola, organizando melhor seus resíduos e o condicionamento da terra.

Essas tarefas são orientadas pelo professor orientador Bruno, que afirma contar com uma equipe “muito bem-disposta”. O aluno Samuel Guimarães, membro da equipe EcoDom, diz que os integrantes da equipe têm demonstrado preocupação com os espaços da escola, o que requer “uma disciplina diária”. “É importante fazer a manutenção da nossa horta, armazenar as sobras de materiais para a produção de adubo orgânico, estudar o ciclo das plantas, sua estação e semeadura, de forma que poderemos ter uma escola organizada e com uma merenda escolar nutritiva”, diz.

A escola é parceira do EcoDom desde 2018 e vem desenvolvendo e mantendo o plantio de hortaliças, leguminosas, grãos, como mandioca, abóbora, quiabo, couve, chicória, alface, temperos verdes e outros. Outra parceira que colocou as mãos na massa foi a Escola Municipal Professora Luíza Maria de Souza. Com orientação da professora Fernanda Mara, tornou-se um dos projetos de destaque do EcoDom em 2019.

“Os empreendedores do Luiza Maria”, como é chamada a iniciativa, é exemplo de projeto desenvolvido em conjunto com a comunidade para a produção de artesanato com materiais inteiramente recicláveis. No dia 24 de maio, foi realizada a Primeira Feira Sustentável da escola, para a produção de objetos de decoração, pequenos móveis de papelão, ornamentação com garrafas de vidro e plástico, cestas e vasos para flores com recipientes de plásticos de produtos de limpeza, entre outros. As oficinas serviram de aprendizado para toda a comunidade como meio de conseguir renda extra.

Confira o depoimento de alguns alunos e funcionários sobre o evento:

“Em anos passados, pude participar e aprender valores que me deixaram muito feliz. Agora, tenho a oportunidade de produzir um trabalho bacana em conjunto com a minha turma.”
Evellyn Zulmira, vice coordenadora da Escola Municipal Luíza Maria de Souza.

“O Ecodom, além de proporcionar melhorias em toda nossa escola, trouxe essa idéia de inovação para todos nós sermos pequenos empreendedores, ainda mais auxiliando o meio ambiente a ser mais agradável, sem lixo, mais limpo e bonito, mas com uma outra questão surpreendente: tornar todos nós alunos mais responsáveis e maduros”.
Pedro Rodrigues, coordenador da equipe da Escola professora Luíza Maria de Souza.

A Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, tem uma equipe compromissada e preocupada com as tarefas e com o fortalecimento de bases através de parceria com a Embrapa, para auxiliar em projetos para a reorganização da horta escolar.

O Colégio Tiradentes da unidade Gameleira vem desenvolvendo estudos e práticas para a revitalização de todo o seu espaço escolar. A escola, com equipe bem organizada e sob a coordenação da professora Cristina, dispõe de uma área muito grande com uma natureza nativa da região.

Agora, as equipes estão enviando o seu esboço de atividades, com muito compromisso e lealdade àquilo que poderá melhorar vários ambientes da escola e da comunidade ao redor, contribuindo de maneira positiva em prol de um ambiente saudável.

Edição – Equipe EcoDom