Por Thiago Loures
Uma vez concluídos os diagnósticos, tonou-se possível que cada escola compreendesse melhor quais os principais problemas que podem ser trabalhados por meio do Movimento EcoDom 2019.
Deste modo, o mês de maio foi marcado pela elaboração da segunda tarefa: detalhamento do projeto, aliado à sua sensibilização e divulgação. Sobre o projeto, foi importante familiarizar os alunos com o passo a passo metodológico de um projeto de pesquisa. Após a elaboração do diagnóstico, os alunos deveriam identificar o problema a ser enfrentado no projeto; por meio de hipóteses, discutir quais as possíveis soluções para resolver o problema proposto; determinar os objetivos, destacando as possíveis ações para alcançar bons resultados; e por meio da metodologia, explicar de que forma o projeto será desenvolvido.
Toda essa estrutura teórica é fundamental para elaboração de um projeto sério, que objetiva a melhoria da realidade das escolas públicas estaduais, porém nada disso é útil se não houver a conscientização da comunidade escolar.
Imagine uma escola em que a equipe consiga arrecadar verba para trocar as torneiras convencionais por torneiras inteligentes (que são programadas para parar automaticamente), mas não conscientiza seus alunos da importância de se economizar água. Esses alunos usariam a água mais vezes, testando a referida torneira, e acabaria por gastar mais água, ao invés de reduzir o consumo.
Assim, através da exigência do projeto de que as equipes anexassem fotos das ações de sensibilização, os alunos tiveram que conscientizar a comunidade escolar e seu entorno sobre a existência e importância do projeto e ainda divulgá-lo por meios diversos, como cartazes, painéis, posts no Instagram etc.
A professora Samanta Pires dos Santos, orientadora do Movimento EcoDom 2019 na E. E. Doutor Lucas Monteiro Machado, no Bairro Pindorama, em Belo Horizonte, conta que teve uma reunião em que ficou “visível como os alunos estão entusiasmados e engajados com o projeto”.
A professora conta que eles idealizaram uma gincana para a reciclagem e que isso tem gerado um convívio muito melhor entre os alunos. “Iniciamos uma gincana para recolhimento de papel, plástico, alumínio, lixo eletrônico e óleo usado. Essa gincana tem demonstrado para a gente como o convívio entre os alunos está melhor. Hoje temos os alunos do 7º ano com entrosamento e amizade com os alunos do 3º ano, o que não se via em fevereiro. Então, o projeto está sendo muito importante para os alunos, tanto na parte teórica, de aprender sobre reciclagem, alimentação saudável e consumo sustentável, mas também na parte prática, sobre o convívio e socialização dos alunos”, diz.
A E. E. Doutor Lucas Monteiro Machado, atualmente sob a direção de Thiago Sânzio dos Santos Pereira, conta com 414 alunos, e participa do Movimento EcoDom pela primeira vez neste ano. Os trabalhos da escola podem ser conferidos na sua página do Instagram: @lucasecodom.
Para as escolas que optaram por participar do Campeonato Estadual de Matemática (CEM), foi realizada a prova de seleção das equipes no último dia 23 de maio, aplicada pelos bolsistas do projeto.
Como nucleador e mentor destes bolsistas, o professor Thiago Loures agradece aos seus bolsistas selecionados por aplicarem a prova. “Agradeço a Thalita Pereira Cristo Viana, Pedro Augusto Gonçalves Vieira, Jenifer Dias do Carmo, Cristiane Santana de Oliveira e Edson Borges de Souza, Gabriel Rollo Santos e Samara Kelly da Silva Santos, Alexsander Samuel de Souza Guimarães e Caroline Marcele de Brito Amorim, Valeria Vitória Borges da Silva, Fernanda Avelas Bretas, Juliana Isabel Braga Vieira e Maria Luiza Marques Soares Bastos, pelo esforço e desempenho”, diz.
Confira a seção de fotos do trabalho desenvolvido pelas equipes e bolsistas do Movimento EcoDom que colaboram na construção de um lugar melhor. Juntos podemos mais!
Edição – Equipe EcoDom