O poder da mudança


Por Júlia Andrade

Estamos chegando à fase final do Projeto Socioambiental 2019. As escolas têm até o dia 16 de novembro para entregarem a penúltima tarefa com os resultados parciais das ações escolhidas no início do ano. Algumas escolas, como a Escola Estadual Francisco Menezes, trazem resultados extraordinários já na fase semifinal do projeto. Uma gincana mobilizada pelos alunos arrecadou mais de 100 quilos de papel para reciclagem. Essa foi uma das várias ações promovidas este ao na escola, além dos editais autônomos do Festival de Dança e Concurso de Fotografia Garota e Garoto Eco Dom. A equipe que foi 3º lugar no ano passado iniciou uma mudança total de comportamento em relação ao ambiente escolar.

Integrante da equipe @ecosmenezes, a aluna Andressa Roberta conta que tem aprendido muito com o projeto “tanto em relação ao meio ambiente quanto ao trabalho em equipe”. “O EcoDom é de suma importância para o aprendizado daqueles que o fazem, pois levarão a conscientização sobre o meio ambiente pelo resto da vida”, diz.

Já o professor orientador do EcoDom e treinador do Campeonato Estadual de Matemática (CEM) da escola, Leonardo Ângelo Soares da Silva, nota o quanto o projeto mudou as atitudes dos alunos.

“Com a inserção do Movimento EcoDom, a mobilização para construir um ambiente sustentavel na escola se tornou eficaz. Os alunos estão bem empenhados em desenvolver um projeto que sirva para melhoria no trabalho ambiental. Como orientador, vejo a mobilizaçao dos alunos em prol de realizar um grande trabalho dentro do projeto bem como se manter em destaque para possíveis premiações. O que chama mais atençao é que, mesmo não tendo os cursos que alguns almejam, eles realizam as atividades e o que lhes são propostos com muita satisfação, a fim de melhorar ainda mais nosso meio social. O projeto está beneficiando a todos, sem exceção”, diz.

O professor também conta como anda o processo de treinamento dos alunos que estão participando do CEM.

“Quando ao Campeonato Estadual de Matemática veio à tona, vários alunos se interessaram em participar, principalmente pela premiação que realmente é chamativa. Para trabalhar com os alunos inscritos para a primeira etapa (prova de seleção), nós trabalhamos durante três semanas com listas de exercicios que eu próprio montei para que eles tivessem uma pequena preparação. Essa lista foi corrigida com os alunos participantes para que eles pudessem ter um diferencial na prova. Isso os estimulou a participar ainda mais das atividades posteriores do CEM. Vejo nos meus alunos um empenho e um interesse enorme na busca do 1º lugar e, consequentemente, a premiação. Confesso que também estou muito empolgado com a participação do Menezes no CEM. Espero que eu e minha equipe possamos nos destacar, principalmente em nivel de conhecimento. Caso não ganhemos o prêmio máximo, ao menos teremos ganhado conhecimento sólido sobre uma matemática mais sofisticada e elaborada”, comenta o professor.

Incrível acompanhar a evolução da escola quando ela passa a acreditar realmente no seu potencial e em seu poder de mudança no comportamento e atitude em prol do meio ambiente e da sociedade.

Edição – Equipe EcoDom