Que nossas formas habituais de consumo estão mudando, quase todo mundo já sabe. O que pouca gente conhece são as efetivas iniciativas pioneiras que incentivem uma mudança no nosso jeito de consumir.
Um grande símbolo do consumo, a embalagem, tem sido alvo de diversas críticas mundo afora pela quantidade excessiva de desperdício de materiais e pela quase inutilidade da mesma depois de cumprir sua função principal de transporte do produto (dentre outras funções). É claro que um grande número de embalagens são extremamente úteis para nosso cotidiano e tornam-se indispensáveis, mas, em uma outra ponta, temos centenas de exemplos de embalagens inúteis que só servem para encarecer o produto ou atrair o consumidor.
Em um típico supermercado temos vários exemplos disso e, para mudar o cenário, uma start-up alemã chamada Original Unverpackt surgiu com o intuito de abolir completamente as embalagens nas dependências do supermercado. Como é possível? O cliente pode levar seu próprio recipiente para guardar as compras, usar uma embalagem de papel reciclável ou, em último caso, pegar emprestado um recipiente.
A start-up foi fundada por duas alemãs e já havia recebido recursos privados, mas está participando de uma campanha de financiamento coletivo para conseguir o restante do montante necessário para avançar. A primeira loja vai ser aberta em Berlim e, apesar de não ter previsão de data de inauguração, abrirá as portas, muito provavelmente, ainda este ano.
Assista ao vídeo da campanha: http://vimeo.com/94340816
A empresa ainda afirma que não trabalhará com muitas marcas, e que venderá inicialmente alimentos, produtos de limpeza e higiene, dando preferência aos produtores locais e alimentos orgânicos, com a venda sendo feita por peso, para que não haja desperdício.
Laísa Mangelli